VOTAR EM QUEM?

22 \22\UTC agosto \22\UTC 2016 at 14:23 Deixe um comentário

Esse dilema que atordoa milhões de brasileiros a cada eleição não mais me perturba, estou com a validade eleitoral vencida, já cruzei a faixa dos 70 anos. O que para muitos é ofensivo, achar que velho não tem discernimento para escolher os próximos gestores de legisladores, para mim representa um alívio, pois não saberia em quem votar, tal a safra de candidatos apresentada.

É só acompanhar o noticiário para se entender o que acontece com o eleitor nacional na hora de escolher em quem votar. É um escândalo atrás do outro envolvendo políticos de todos os partidos. Mal dá para respirar. No momento estamos vivendo a perplexidade de ter de cassar a presidente da República e o deputado ex-presidente da Câmara dos Deputados por improbidade. Como confiar em alguém para lhe entregar um cargo executivo ou legislativo?

Dói, viu? E aí a gente se pergunta: votar em quem?

A temporada de convencimento do eleitor já foi aberta. Ouviremos as promessas de campanha dos candidatos, que certamente não cumprirão, esbarraremos diariamente em banners, cartazes, santinhos e panfletos, ouviremos suas cantilenas nos rádios, veremos seus rostos fotoshopados na televisão, tudo pago com dinheiro do Fundo Partidário, que é dinheiro nosso, dos extorsivos impostos que pagamos. Se ainda houvesse bom retorno em obras para melhorar a qualidade de vida da população. Na realidade o que melhora é a vida dos políticos e de seus marqueteiros. Recentemente um presidente de um partido nanico gastou parte de sua cota do Fundo na compra de uma camionete importada. Quem era pobre continuará desassistido e desiludido e na próxima eleição votará no mesmo candidato, pois é um daqueles que o partido apresenta, sem ver sua folha corrida, sem examinar seu passado. Quem escolhe é o partido. A gente só pode escolher entre os indicados. Resta o voto nulo.

E o povo vota, alguns eleitores crédulos acham que dessa vez vai melhorar, outros votam sabendo que estão vendendo seu voto para um corrupto melhorar sua atuação deletéria, outros por que lhe disseram que votar é um ato de patriotismo, que seu voto corrigirá o erro da eleição passada. Corrigir como, se os nomes que lhes são apresentados já vêm com a marca da corrupção, do desmando, da incompetência?

E aí surgem os políticos sem projeto para o município, o estado, o país, sua gana de atacar os cofres públicos, de ostentar. Mesmo sendo obrigado a votar, ao contrário do que acontece em países desenvolvidos, onde o voto não é obrigatório, ele vota sem critério, sem saber quais os planos do candidato, às vezes por simpatia, outras por se achar devedor de algum favor, ou para pagar a conta da luz, dos remédios, enfim, por razões que não as que deveria atender.

A corrupção parece ser o padrão comum à maioria dos interessados em ser eleitos. A presidente da Câmara de vereadores do Distrito Federal confessou a um jornal que emprega como assessores em seu gabinete analfabetos e incapazes, mas que a ajudaram a se eleger. E como ela foi eleita? Não foi com o auxílio desses assessores, entre os quais deve se incluir seus parentes e apaniguados. Quem realmente a ajudou e a outros eleitos a serem diplomados foram principalmente os famosos e caros marqueteiros.

Na próxima eleição a coisa não vai ser tão fácil. Com a proibição de apoio financeiro de empresas e instituições, a grana vai encurtar. Uma campanha bem feita não fica barata. Muito dinheiro pinta na jogada, dinheiro que será recuperado para as empresas doadoras através de sobrepreços em contratos, em aditivos, e outros macetes. O financiamento por empresas é um convite, uma porta aberta para a corrupção, como a operação Lava Jato tem mostrado. E as doações de pessoas físicas não são desinteressadas, buscam, no mínimo, empregos públicos para os parentes do doador. Como resolver esse dilema? Como votar para ajudar ao país e a si mesmo?

 

 

 

 

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

A OLIMPíADA 2016 OS ENCANTOS DA RESTINGA SANJOANENSE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: