A OLIMPíADA 2016

27 \27\UTC julho \27\UTC 2016 at 12:17 Deixe um comentário

Estamos a 10 dias do início da Olimpíada Rio-2016. E muitas dúvidas brincam em minha cabeça. Pra começar acho que nosso país não estava pronto pra sediar um evento desse porte. Vivendo uma séria crise político-econômica, precisando restringir os gastos, mesmo os indispensáveis, vai ter de diminuir o atendimento médico e escolar da população, que já não era dos melhores, para atender às exigências da festa. Não sei se constatando o fiasco que foi a Copa do Mundo de dois anos atrás o país poderia pedir para trocar a data do evento  para quando o país estivesse bem. Mas devia poder.

Essa escolha foi uma comédia de enganos que começou com o trabalho do ex-presidente Lula junto aos organismos internacionais responsáveis pelos jogos olímpicos para aqui sediá-los e provar ao mundo que o país estaria entre as potências mundiais. Lembro dos pulos de alegria da equipe presidencial tanto na escolha da sede da Copa do Mundo como na da Olimpíada. Uma festa, os figurões se abraçando, soltando gritos de júbilo sem atentar para as despesas que isto acarretaria. Nunca antes, na história deste país, etc…

A realização dos jogos tornou-se um pesadelo para os conscientes. As obras caríssimas da cidade olímpica não ficaram prontas, os alojamentos dos atletas estão sendo entregues sem estar habitáveis, a mobilidade dos participantes, moradores e visitantes não atende ao desejado e temos de ouvir os pitacos engraçadinhos do prefeito carioca.

Outros fatores toldam a festa. A começar, a proliferação de mosquitos que trazem a dengue, a zica e o chicungunha, o que causou a desistência de muitos atletas. Em seguida a letal violência urbana que grassa nas ruas do Rio de Janeiro, onde balas perdidas e assaltos cruéis abatem moradores e turistas.  Por outro lado, a decantada Força Nacional, contingente altamente preparado para enfrentar bandidos, está sendo confrontada pela milícia que age dentro da favela vizinha ao condomínio inacabado do programa “Minha casa, minha vida” do governo federal onde os policiais estão alojados. Os componentes da Força tiveram um aviso logo ao chegarem, quando pedradas atingiram seus veículos, sobre quem manda aqui. E mais a poluição da baía de Guanabara, invencível.

E têm as ameaças de atentados terroristas, que recentemente destruíram vidas na França, na Bélgica, no Afeganistão, Japão e outros países. O ministro da Justiça, numa entrevista aos meios de comunicação, que desagradou até aos moradores dos palácios governamentais brasilienses, garante que está tudo sob controle e exibe a prisão de alguns supostos terroristas, que chamou de amadores, que vivem em pontos distantes do país e se comunicam via internet e nunca se viram. Um deles encomendou um rifle no Paraguai, quando nas favelas brasileiras são encontrados a preços de mercado, segundo ouvi dizer. O ministro tinha razão, tanto ele quanto o da Defesa, são amadores os nossos terroristas.

Mas será que são só esses amadores que estão planejando ataques durante os Jogos?

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

A CANÇÃO DO REI SEM TRONO VOTAR EM QUEM?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: