A CANÇÃO DO REI SEM TRONO

16 \16\UTC julho \16\UTC 2016 at 15:50 Deixe um comentário

          A CANÇÃO DO REI SEM TRONO

Minha camisa bordada

rasguei em tiras, rasguei

E os fofos de renda branca

em  pedacinhos piquei.

Meus calções de veludo

longas meias de pavão

azuis como os olhos dela

destruí com estas mãos.

As fivelas das botinas

– brilhantes em velho ouro –

arranquei-as, joguei  longe

junto com o cinto de couro.

Botinas belas e macias

como as minhas jamais vi.

Serão em breve ninhos de rato

em qualquer lixo por aí.

E minhas luvas de pelica?

E meu manto de brocado

azul salpicado de estrelas?

Dei-os a meu velho criado.

Minha espada cravejada

enterrei-a não sei  onde.

Com ela venci exércitos

um barão, um bispo e um conde.

Meu feroz e atilado cão

meu esbelto e veloz cavalo

matei-os com mãos trementes

e enterrei-os num valo.

E a minha loura amada

tão medrosa e tão criança

já fugiu, apavorada,

vendo que o inimigo avança.

Estou só no meu castelo.

Fidalgos, arqueiros, besteiros

fugiram ligeiro empós ela

com medo dos estrangeiros.

 

Estou só e fiquei nu

ao sol, ao vento, ao luar.

Escuto gritos de guerra

e ao longe o som de tambor.

Avançam os miseráveis

já ouço passos na escada

vêm vindo, procuram o rei.

Solto longa gargalhada.

 

Um rei nu não é um rei.

Onde a espada, a coroa,

um rei sem manto estrelado,

Sem cetro? Essa é muito boa.

Arrombam a pesada porta.

Querem o rei? Não o terão.

Eu lhes entrego um homem nu.

Não serve ? Não querem não?

Os inimigos partiram.

salvei o rei da tristeza,

da humilhação, da vergonha

de uma prisão. Num rei nu

ninguém encontra realeza.

                                                      Rio, década de 70.

Entry filed under: Crônicas.

MEUS CAMINHOS I A OLIMPíADA 2016

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


