NOITES DE AUTÓGRAFOS

29 \29\UTC abril \29\UTC 2015 at 12:21 Deixe um comentário

Estão chegando as malfadadas noites de autógrafos do livro que estou por lançar, um livro de crônicas escolhidas entre as mais solicitadas do meu blog. Chamo de malfadadas pela minha e pelas experiências desanimadoras de amigos que escrevem. Aqui ninguém tem por hábito ir a lançamento de livros e já falei que o mais eficaz lançamento é nas águas do rio Paraíba do Sul. Numa cidade com quase 10 mil habitantes, nem 1% deles comparecem.
Um dos mais traumatizantes eventos desse tipo me aconteceu numa festa anual do Ginásio Cenecista São João Batista, com grande comparecimento de professores e alunos com suas famílias. Éramos três os autores sanjoanenses que pusemos nossos livros à disposição do distinto público numa mesa colocada bem na entrada do local da festa, por onde todos passariam, obrigatoriamente. Não vendemos um mísero exemplar. Os professores, pasmem, mal lançavam um olhar distraído aos exemplares expostos. Os alunos, então, nem se fala, parecem que não estão acostumados a essa prática civilizatória e educacional, a leitura.
Temo dar a impressão de que quero vender livros para ressarcir seu custo, o que não é verdade, pois dificilmente um autor do interior, que financia a impressão de sua obra, conseguirá pelo menos empatar com o que gastou. O que importa é ver as pessoas interessadas em ler as bobagens que escrevo, como acontece com os que acessam os blogues. Queremos ser lidos, discutidos, apreciados ou não.
É difícil. Lembro que o falecido autor sanjoanense, dono de uma obra respeitável, o poeta, romancista e historiador João Oscar, me contou que num de seus últimos lançamentos tinha vendido 22 exemplares, e a razão desse sucesso, me confidenciou, é que na época era secretário municipal de Educação. Quando lancei a biografia de Zenriques, no Centro Cultural Narciza Amália, numa festa do padroeiro, o prefeito passou com entourage pela porta do centro, após cerimônia na Câmara, e mal lançou um vago olhar para o que acontecia. Pena, porque quando um prefeito ou político de prestígio vai a um evento desses é seguido por correligionários, curiosos e interessados em aparecer. Lotam o local, o que não significa que adquiram um exemplar.
Causa frustração e inveja ver na imprensa nacional impressa e televisada o lançamento de livros em cidades como Rio e São Paulo, com filas enormes de compradores. Nem em Campos isso acontece, as pessoas interessadas não formam sequer uma filinha. Aqui, num caso extradordinário, quando o economista Alcimar Chagas lançou um cartilha sobre a história da cidade na Câmara Municipal, obra que fazia falta ao município, a procura foi grande porque era de graça. No entanto, quando ele lançou o livro sobre economia regional, trabalho pioneiro com coleta e análise de dados econômicos, um trabalho que interessa a toda a comunidade escolar e contábil, vendeu poucos.
Pior aconteceu com o livro do escritor Paulo Paranhos sobre nosso porto flúvio-marítimo. Amigo de João Oscar, ele doou – isso mesmo, doou – 200 exemplares, em pacotes fechados – à prefeitura para serem distribuídos a escolas e bibliotecas. No dia seguinte à entrega os pacotes sumiram misteriosamente e nunca mais foram vistos. Paranhos é um autor conceituado, com extensa bibliografia publicada. E o livro doado é a mais completa obra sobre nosso naufragado porto flúvio-marítimo. Indispensável para quem quer estudar nosso município.
No ano passado publiquei o livro de contos “A paixão de João” na Bienal do Livro, em Campos, e não lancei aqui porque não queria sofrer outro desengano. Agora com o livro “Crônicas escolhidas” quase pronto, fui convidado a lançá-lo na Academia Campista de Letras, da qual sou correpondente, aonde certamente irei. E amigos insistem em lançá-lo também aqui, em noite de autógrafos na Câmara Municipal. Ainda não me decidi.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

VAMOS FALAR DE BILHÕES? MANIFESTANDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: