NOTAS DO PARAÍSO LXXIX

22 \22\UTC outubro \22\UTC 2011 at 20:34 Deixe um comentário

* Para começar bem, conto que acabo de me deliciar com um abio roxo com gosto de infância. Lembrei-me dos tempos em que corria descalço por nossas ruas arenosas, por entre quintais que ostentavam árvores frutíferas, como abios – branco, roxo e amarelo – sapotis, vampiros, carambolas, cambuí, ingá – mirim e de cipó –, cajá, muchila, mangas, pitangas e outras gostosuras. Me arrisco a dizer que o paraíso era ali. Saudades!

* Com aval da presidente Dilma o Senado aprovou, na quarta 19, em votação simbólica, projeto de lei do senador Vital do Rego (PMDB/PB) alterando os critérios da distribuição dos royalties do petróleo, inclusive das áreas já licitadas, prejudicando principalmente os estados do Rio e do Espírito Santo e seus municípios produtores. As perdas desses produtores são estimadas em R$ 4,3 bilhões em 2012.

* Os recursos dos royalties passarão, para os municípios produtores de 26,25% para 17% em 2012 e para 4% em 2020. A participação especial cairá de 10% para 5% em 2012 e para 4% em 2020, perda considerável. Em parte essa perda pode ser atribuída aos desmandos com o dinheiro dos royalties pelos gestores municipais, que o usam para tudo. Uma legislação mais restritiva, acompanhada de rigorosa fiscalização resolveria o problema sem causar prejuízo às populações dos municípios produtores.

* O governador Cabral não perdeu as esperanças de deixar tudo como está. Reuniu-se com a presidente e contou que ela se impressionou com o prejuízo que os estados e municípios produtores terão se a nova redistribuição for aprovada na Câmara. Por sua vez, Garotinho e família promovem atos públicos de repúdio.

* A roda da moralidade parece cansada, mas continua a girar. Agora atingiu o Detran, onde 30 pessoas foram presas, acusadas de participar de um esquema fraudulento de emissão de carteiras de motoristas. Cerca de 200 carteiras eram emitidas por mês. Por isso muitos motoristas não conseguem estacionar junto ao meio-fio e não respeitam os sinais básicos de trânsito. Não freqüentaram auto-escolas.

* O Eike, com seus olhos de gavião e sua boca grande, conta o jornal O Globo, quer se associar à empresa tailandesa, fabricante de iPads, sonho de consumo do momento. Para isso reuniu-se com a presidente e com os ministros de Desenvolvimento e de Ciência e Tecnologia para falar de seu interesse em produzir tablets no Brasil. No Açu? Não importa. Mercadante informou que o governo quer parceria com capital brasileiro e a EBX poderá ser o sócio estratégico a se unir às empresas Positivo e a SempToshiba.

* Não satisfeito, Eike, conta Ancelmo Góis, na edição da sexta 22 de O Globo, tenta “destravar o imbróglio legal da natimorta Terra Encantada na Barra, no Rio” para construir um bairro. A Terra Encantada foi um parque de diversões que não deu certo.

* A loucura do som alto em nossas ruas continua. A qualquer hora do dia ou da noite o som dos carros estronda, perturbando crianças, idosos e doentes e impedindo conversas ou escutar o noticiário da televisão. Absurdo. E motocicletas desreguladas, com descarga pipocando, sem respeitar horários, detonam o sossego urbano.

* Um compromisso de ajustamento de conduta foi firmado entre a prefeitura e o ministério público do estado, onde o município se compromete a só emitir alvará de funcionamento para todo e qualquer estabelecimento que explore música eletrônica ou ao vivo após apresentação de projeto de tratamento acústico assinado por profissional habilitado por parte dos interessados. Mas pelo que se ouve…

* Mudando para coisas boas, está para sair mais um livro de crônicas do escritor sanjoanense Elvo Raposo. Suas crônicas inspiradas já foram usadas em concurso público do município.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO LXXVIII TEMPOS IDOS E VIVIDOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: