NOTAS DO PARAÍSO LXXVII

21 \21\UTC setembro \21\UTC 2011 at 15:47 Deixe um comentário

* O Brasil e o mundo estão vivendo um momento único e altamente compensador para os homens de bem: forças populares se aglutinam e se aliam aos administradores públicos competentes e honestos para tentar reduzir a corrupção a níveis suportáveis.   A corrupção faz mal a todo mundo que não compactua com ela.

* Antes de discursar na sessão de abertura e participar das reuniões paralelas da 66ª Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, a presidente Dilma Roussef disse que a atuação da imprensa livre no Brasil, da Polícia Federal, da Procuradoria Geral e da Controladoria Geral da União ajuda a presidência a agir firme e permanente contra erros e malfeitos. A atuação da imprensahonesta é essencial.

* A presidente frisou a importância da mobilização da sociedade, da internet e das redes sociais contra os maus políticos. E disse que o Portal de Transparência do governo é um símbolo dos avanços brasileiros na relação do governo com a cidadania. Para acabar com a corrupção ela terá todo o apoio do presidente dos Estados Unidos.

* No Rio, uma passeata contra a corrupção, que contou com a presença de bombeiros, artistas e alguns políticos ficha limpa, num total de 2,5 mil pessoas, foi encerrada com o ato “Todos juntos contra a corrupção”, na tarde da terça 20. Cartazes e faixas carregadas pela multidão, pediam o fim da corrupção e do nepotismo. E verberavam contra o governador Sérgio Cabral. Outro evento desse tipo foi marcado para 12 de outubro.

* Enquanto isso as forças do mal continuavam a agir, emperrando a marcha da roda da moralidade pública. No Rio mataram uma juíza correta, uma testemunha contra um deputado acusado de corrupção foi assassinada em São Paulo e no Ceará um vereador foi morto num crime que a polícia suspeita de atentado.

* São gestos desesperados de quem está se afogando. Em Minas, em compensação, oito pessoas foram presas por uma força tarefa liderada pelo Ministério Público Estadual. O Ministério Público, com seus jovens titulares tem feito um trabalho de limpeza digno de encômios.

* A Polícia Federal de Alagoas desarticulou um esquema de corrupção em uma prefeitura, onde um grupo, liderado pelo prefeito, desviou R$ 8,2 milhões do Fundeb e do transporte escolar. O prefeito e a primeira-dama, que tinha sido presa em maio por desviar dinheiro da merenda escolar para comprar uísque e pagar despesas pessoais, fugiram e estão sendo caçados pelos policiais. E por que a primeira dama estava livre?

*  Um ato público foi marcado para este fim de semana em Campos em defesa da manutenção dos royalties, que apesar do choro do governador na televisão e dos esforços do prefeito do Rio, vai sofrer modificação nos repasses. Os prefeitos não terão mais disponibilidade de grana para jogar fora em shows e outras bobajadas. Por causa dessas atitudes fica difícil defender que tudo permaneça como está.

* Se o dinheiro dos royalties fosse bem aplicado (em vez de shows contratar médicos, por exemplo, melhorar a situação calamitosa da educação pública e da infraestrutura das cidades, e coisas do gênero), não haveria necessidade de reviver um imposto detestado pela sociedade como a CPMF nem criar a CSS, que embora menor tira dinheiro dos nossos bolsos e aumenta carga tributária das empresas.

* A montadora de automóveis franco-japonesa Renault-Nissan que disseram ter escolhido a área do superporto do Açu para construir uma fábrica, se decidiu pela cidade de Resende, no sul do estado. A montadora fará investimento entre 1,5 bilhão e 2 bilhões e deverá empregar quatro mil pessoas, um número aceitável, nada desses números inflados que só servem para valorizar as ações das empresas.

* Eike não descansa e como parece ter os olhos maior que a boca, já voltou seu olhar para a megadescoberta de gás na bacia do rio Parnaíba no Maranhão e segundo a revista Forbes busca sócio para construir uma usina de nitrogenados para fazer fertilizantes. (com uréia e amônia). E ainda se interessa pelo convite de participar das licitações dos aeroportos de Peru. Dá cansaço só de pensar nessa trabalheira.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO LXXVI NOTAS DO PARAÍSO LXXVIII

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: