NOTAS DO PARAÍSO XXIII

16 \16\UTC agosto \16\UTC 2011 at 21:32 Deixe um comentário

* Congratulo-me feliz e efusivamente com o grupo de nove senadores que na segunda-feira, apelidada de “segunda-feira cívica”, criou a frente suprapartidária contra a corrupção e a impunidade, para apoiar a presidente Dilma em sua saudável faxina em áreas do governo federal. Chegou ao ponto de saturação o sôfrego avanço no dinheiro público que impede que o país cresça como merece e estimula o surgimento de roubalheira em todos os níveis do poder público. Pau neles! Fora com os corruptos!

* A corrupção e a impunidade estão na origem das crises econômicas mundiais. É a manipulação criminosa das bolsas de valores, do câmbio, ações movidas por ganância, que destrói fortunas que por sua vez foram construída por ilegalidades. É preciso dar um basta nesses apetites que devoram florestas, secam rios e jogam os mais fracos na triste miséria. O mundo tem de evoluir moralmente como evolui tecnologicamente. Não se pode deter a roda da moralidade pública!

* A secura do ar tem feito muita gente passar mal. As estiagens sempre existiram, mas a ação do homem as potencializa. A ânsia de querer sempre mais e mais terras para os lucros do agronegócio é um dos vetores da falta de umidade do ar, pois muda o percurso dos rios, retira água em quantidades absurdas para mover hidrelétricas, para irrigar plantações, iluminar e abastecer cidades, como se não existissem  outras formas de captar energia limpa, como os parques eólicos e placas solares.

* O rio Paraíba estrebucha, ferido de morte pelos homens a quem permite a vida. Em nossa cidade continua-se a retirar água do rio para abastecimento, quando a Cedae poderia captá-la no aqüífero Barreiras Recente, como em Cajueiro e Barcelos. A fazenda Calabouço, daqui, dizem os jornais, acabou sendo obrigada pelo Ministério Publico Federal a destruir uma obstrução para passagem do gado para uma ilha pois, segundo o Ibama, degradava o local. Vai ser obrigada a reparar os danos ambientais.

* Em São Paulo, para saciar a sede da população, querem sangrar nosso rio mais uma vez, a exemplo do que foi feito em Barra do Piraí na década de 40 do século passado. E a Light volta a insistir na construção de uma hidrelétrica em Itaocara, apesar do repúdio da população anos atrás. Progresso não implica necessariamente em destruição.

* A atual crise financeira mundial pôs à prova os nervos do Eike Batista. De uma tacada ele perdeu 2 bilhões de dólares. Diz ele que seu sangue ficou “geladérrimo” e que seus ativos são à prova de idiotas. Desde o início do ano, conta o jornal O Globo, suas ações acumulam perdas em cerca de R$ 32 bilhões. Qualquer um que não seja o super Eike sentiria medo de aumento das perdas. Não o Eike. Nada como ser um superempresário.

* Parece que finalmente a BR 101 vai ter o trecho entre Niterói e divisa do estado do Espírito Santo duplicado. Eram mortes demais, acidentes demais computados todo dia. Pela BR 101 passa grande parte da riqueza nacional e a empresa, que desde 2007 cobra pedágio, uma cobrança sobre serviço não prestado, conseguiu a liberação do Iphan para começar a diminuir a tragédia diária duplicando o trecho de Campos a Macaé. Vamos torcer. A ganância cobra muitas vidas para encher poucos bolsos de dinheiro.

* Faço aqui um agradecimento público ao ótimo trabalho do formando em Comunicação Social Elder Amaral, festejado colunista social do jornal S. JOÃO DA BARRA e publicado no site SJBonline, de Guto Gomes, sobre meus afazeres literários. Veio na hora certa, quando estou lançando mais um livro.                                        

                            

                                  NÃO PERCA

NOITES DE LOBISOMEM E OUTRAS HISTÓRIAS.

                                     de Carlos AA de Sá                        

    A partir do domingo 21 nas bancas da cidade e na Casa de Cultura Zenriques

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO LXXI NOTAS DO PARAÍSO LXXIV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: