NOTAS DO PARAÍSO LXIX

5 \05\UTC julho \05\UTC 2011 at 16:42 Deixe um comentário

* O lutador Minotauro, segundo o jornal O Globo, recebeu um milhão de dólares para lutar no UFC Rio e jogadores de futebol ganham salários estratosféricos. Já os  bombeiros (vândalos para o governador Cabral, heróis para a população), os policiais militares e outros heróis que salvam vidas, ganham salários irrisórios.

* O acidente com o helicóptero em Porto Seguro que vitimou a namorada do filho do governador e sete pessoas atingiu o próprio Sérgio Cabral ao revelar suas ligações com empresários, inclusive com Eike Batista, cujo jatinho utilizou muitas vezes. Segundo a revista CartaCapital, Eike recebeu do estado do Rio incentivos fiscais no valor de R$ 75 milhões, no atual governo, para suas empresas. Cabral se viu obrigado a publicar no Diário Oficial o Código de Conduta da administração estadual.

* O código estabelece, entre outras coisas, que funcionários são “proibidos de receber presente, transporte, hospedagem, compensação ou quaisquer favores, assim como aceitar convites para almoços, jantares, festas e outros eventos sociais.” É um esforço de moralização que deveria ser seguido pelas administrações municipais, pois já existe no âmbito federal.

* Em outra providência do governo federal para coibir o avanço criminoso sobre o erário público decreto restringe os saques na boca do caixa. No caso do ministério dos Transportes, a presidente mandou que as contas do DNIT sejam abertas à auditoria do CGU.

* A duplicação da BR 101 continua difícil, apesar dos acidentes e mortes diários. Ficou acordado que a duplicação dos 176 km, de Rio Bonito a Campos, será feita em três etapas: 1ª Campos/Macaé, já com licença prévia; 2ª de Rio Bonito/Casimiro de Abreu, em fase de licenciamento ambiental e 3ª de Macaé a Casimiro, com previsão para ser feita em 2016, que absurdo! Quantos morrerão até lá? E o trecho final, de Campos à divisa do estado do Espírito Santo?

* No feriadão de Corpus Christi aconteceram 159 acidentes nas rodovias do estado do Rio, com 12 mortos – 71,4% a menos que na Semana Santa – e 79 feridos. É uma guerra! Em todo o país foram menos 35% acidentes se comparado a 2010. No norte-noroeste do estado, morreram duas pessoas e 36 ficaram feridas. Na BR 101 foram três acidentes em quatro dias. É um descalabro! A Autopista Fluminense, que cobra pedágio desde 2007, só quer saber de lucros.

* Eike Baptista ganhou a disputa judicial contra Rodolpho Landim, que pleiteava 1% da holding do Grupo EBX e que vai ter de pagar um milhão em honorários ao advogado. O Grupo, que tem 55 poços nas bacias de Campos e Santos, obteve licença para início das  obras do estaleiro do porto do Açu, chamado de Unidade de Construção Naval (UCN).  Nos tempos do seu movimentado porto flúvio-marítimo, São João da Barra possuiu seis estaleiros de construção e reparos. Nada restou, nem mesmo uma placa, um obelisco ou outro qualquer tipo de monumento que lembre sua existência. Só as pedras do cais.

* A briga pela redistribuição dos royalties do petróleo continua e com a entrada do estado de São Paulo no grupo de municípios produtores já se esboça um acordo, em que os municípios não produtores receberão royalties sem prejuízo dos produtores. Está em discussão e é todo baseado na exploração dom pré-sal.

* A prefeitura sanjoanense inaugurou com o foguetório de sempre o Núcleo Avançado do Instituto Federal Fluminense (IFF) e o projeto da “Cidade Digital Radical”. O Núcleo Avançado do IFF conta com duas salas de aula, dois laboratórios de informática, sala de desenho e setor administrativo e terá cursos de Metalurgia e Eletromecânica, com 90 vagas. As inscrições para o Processo Seletivo estão abertas até18 de julho, pelo site www.iff.edu.br ou no Ciep Gladys Teixeira. As aulas começam neste segundo semestre.

* No entanto as praças continuam esbagaçadas e sujas, brinquedos quebrados, relógios digitais parados, faltam médicos na Santa Casa e o esgoto não atinge todas as residências. O problema da municipalidade é não dar continuidade a seus projetos. Só quer fazer, conservar que é bom…

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO LXIV NOTAS DO PARAÍSO LXX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: