NOTAS DO PARAÍSO LXVII

24 \24\UTC maio \24\UTC 2011 at 21:31 Deixe um comentário

* Cães vadios soltos pelas ruas da cidade, o pelo roído por sarna, machucados, maltratados, atacando pessoas e destruindo lixo devem ser recolhidos pelo setor de controle de Zoonoses, cuidados ou sacrificados. Ficar pelas ruas transmitindo doenças de pele e outras não pode. Agosto vem aí e é mês dos cães munados.

* Vale a pena transcrever o que veio na coluna de Ancelmo Góis, do domingo 22: Diz o antropólogo Roberto DaMatta, expert em comportamento dos brasileiros e do homem em geral, comentando a diferença entre as prisões de ricos e famosos no Brasil:

“A desigualdade e não a igualdade é a norma no Brasil. Temos o viés cultural de ‘blindar’, sobretudo os donos do poder, porque o estado brasileiro é uma fonte de aristocratização e de enriquecimento. No fundo, o Estado brasileiro contraria princípios básicos da sociedade por proteger os canalhas.”

* A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, promete fazer modificações profundas para revolucionar o transporte coletivo interestadual. As mudanças afetarão as empresas de ônibus, suas frotas, motoristas, e linhas, que desde Fernando Henrique podem ser exploradas por mais de uma empresa, o que ainda não aconteceu no transporte intermunicipal. Boas novas para quem como eu, detesta dirigir veículos.

* Conta O Globo da segunda 23: “Nomeados por indicação política para fiscalizar os gastos públicos, os conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) viraram alvo de investigações. Levantamento da Associação Nacional do Ministério Público de Contas mostra que, dos 240 integrantes dos tribunais, 48 – ou seja, 20% – respondem a inquéritos ou processos.” Volta a valer a pergunta: “E quem fiscaliza os fiscais?”

* Um prédio da praia do Flamengo, no Rio, com 148 apartamentos, devendo R$ 15 milhões de IPTU, é o novo objeto de desejo de Eike Batista, que ali pretende construir um baita hotel, pensando nas próximas Copa do Mundo e Olimpíadas. O prédio é do Flamengo F.R. e a diretoria vai se reunir para decidir se vende. Agora, um posto de saúde no Açu, para atender ao pessoal do complexo portuário e da região…

* Muito interessante a matéria sobre o novo traçado da BR 101 no blog do professor Roberto Moraes. Vale a pena dar uma lida.

* Volta a ser cogitada a construção de mais uma hidrelétrica no rio Paraíba do Sul, em Itaocara, proposta rejeitada pela população anos atrás. Ambientalistas e pessoas conscientes se preocupam, sabem que é um absurdo, um crime, intervir mais uma vez no leito desse rio tão explorado. Só a Light, autora da idéia, já tem ali cinco hidrelétricas e está sendo construída uma hidrelétrica em Simplício, perto de Três Rios. O volume de água na foz diminui a cada investida e o assoreamento quase inviabiliza a navegação. A língua salina, em determinadas ocasiões, ultrapassa a usina Barcelos. Vão acabar com o rio, vão matar a galinha dos ovos de ouro.

* A quantidade de energia gerada por mais essa hidrelétrica poderia ser obtida por energia eólica ou solar. O mundo não pode continuar funcionando movido por energia suja, com alto risco de acidentes, veja-se o que aconteceu com a sina nuclear do Japão, hoje definitivamente fechada, após o terremoto seguido de tsunami. Por que o ser humano se empenha em destruir seu habitat?

* O rio Paraíba do Sul é uma sombra esquálida do que foi no tempo dos goitacá e do porto flúvio-marítimo sanjoanense. A largura do rio em frente à cidade era de duas a três vezes maior que hoje. Os peixes desapareceram e sem ter com que se alimentar, sumiram as garças e os miuás. Quando será a nossa vez?

* Continua a repercutir bem a II Conferência de Controle Social promovida pelo economista Alcimar Chagas. Será que finalmente a sociedade sanjoanense está despertando, disposta a participar das decisões que afetam seu município?

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO LXVI NOTAS DO PARAÍSO LXVIII

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: