NOTAS DO PARAÍSO LVIII

29 \29\UTC março \29\UTC 2011 at 21:24 Deixe um comentário

* A hidrelétrica de Simplício, mais um atentado contra o combalido rio Paraíba do Sul, mesmo antes de ser terminada está sendo alvo de denúncias. Segundo denúncia entregue ao ministro Luiz Sérgio, da secretaria de Relações Institucionais da Presidência, a hidrelétrica acumula um sobrepreço de 100%. O custo inicial de R$ 1,5 milhões pulou para R$ 2,2 milhões. Que beleza, né não? Essa usina, além de onerar o rio com outro reservatório, ainda é fonte de corrupção. Brasil, quando vamos acabar com isso?

* Mas como acabar com essa praga se até o TCE (Tribunal de Contas do estado), órgão encarregado de fiscalizar as contas públicas, está sendo alvo de oito ações da Promotoria de Tutela Coletiva e Cidadania do Ministério Público?  São ações de improbidade administrativa contra três conselheiros, acusados de fraudar a contratação de funcionários requisitados de prefeituras em 2001, 05 e 08, para trabalhar em seus gabinetes. Assim não é possível consertar o país.

* Segundo o blog Ururau, novo parque eólico, cinco vezes maior que o primeiro, será instalado em Gargaú, pela MML Energia. O empreendimento, orçado em 540 milhões de reais, foi apresentado na segunda 24, terá 85 torres, equipadas com aerogeradores que somados terão a capacidade de gerar 136.000 KW. A previsão é que as obras comecem em 2012 e o parque entre em operação em 2013. A estimativa é de serem gerados 500 empregos na fase de construção, um número aceitável.

*.A Geradora Eólica Bom Jardim I, dona do empreendimento, está localizada no município de São Francisco de Itabapoana e seu parque será instalado em terras alugadas de fazendeiros em área compreendida entre a Fazenda São Pedro, próximo à Praia de Manguinhos e propriedades próximas à localidade de Vilão, em Buena.

* O nosso município está mais uma vez na contramão da história. O novo e importante empreendimento sanfranciscano vai gerar energia para todo o município, o que será uma fonte de progresso igualitário. As terras que serão ocupadas pelo parque serão alugadas e não desapropriadas, como em Macaé, e o número de empregos previstos está dentro do possível. Parabéns, São Francisco.

* Tem gente afirmando que o único reflexo do porto do Açu em nossa região é o aumento da violência nas praias. Porque para se ver os aumentos de atividade comercial e de oferta de empregos só olhando com uma lupa camarada.

* A OGX do Eike Batista anuncia que encontrou indícios de petróleo e gás em águas rasas da bacia de Campos, a cerca de 80 km da costa do Rio de Janeiro. Apesar do anúncio, conta O Globo, as ações ordinárias da OGX sofreram a maior queda de preço na Bovespa. Segundo o gestor da Teórica Investimentos, diz o jornal, a queda dos papéis da OGX é reflexo da incerteza no mercado sobre o total de reservas de petróleo da empresa e seu valor. Eike revelou que quer vender parte das reservas da companhia.

* Com o objetivo de educar a capacitar mão de obra para postos de trabalho da unidade de construção naval do superporto do Açu, o Grupo EBX anunciou que iniciou a estruturação do Instituto Tecnológico Naval. Será que assim os bons empregos aparecem? Segundo a empresa o estaleiro, que Santa Catarina recusou, será o maior estaleiro das Américas com investimento da ordem de 3 bilhões e criação de10 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. Como Santa Catarina foi recusar essa oportunidade maravilhosa, gente??

* Para concluir o processo de licenciamento ambiental, o diretor de Sustentabilidade do Grupo diz que é importante a participação da população nas audiências públicas. Mas setores da população andam meio cabreiros, achando que vão lá só ratificar o que foi decidido nos bastidores. Poucos moradores do município são vistos na platéia e uns dizem que formular perguntas por escrito formaliza demais o processo. A falta de interesse da população é visível, por que será?

 

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO LVII NOTAS DO PARAÍSO LVIV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: