NOTAS DO PARAÍSO LVII

26 \26\UTC março \26\UTC 2011 at 18:06 1 comentário

* A nova ameaça que paira sobre o rio Paraíba do Sul preocupa até o presidente da Cedae, Wagner Victer. O governo de São Paulo promove estudo para indicar quais bacias hidrográficas podem fornecer mais água para as regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas. Teme-se que seja escolhida a bacia do Paraíba, o que geraria uma série de impactos, inclusive econômicos. Nesse caso, nosso rio, aqui no delta, ficaria perto de se transformar numa lagoa, conforme previsão de ambientalista. Nossa sociedade reagirá?

* O Ministro Luiz Fux, do STF, nunca se livrará da pecha de ter reconduzido certos políticos, corruptos de carteirinha, à cena política nacional. Seu voto, desempatando a celeuma no Supremo Tribunal Federal, em torno da matéria e definindo que a lei da ficha limpa (LC 135/2010) só valerá para as eleições que ocorrerão nos anos posteriores ao da sua entrada em vigor. Todos os candidatos que tiveram seus registros de candidatura indeferidos por força do novel diploma poderão assumir seus mandatos.

* Matéria em O Globo da quinta 24, diz “A decisão do STF pela aplicação da Ficha Limpa apenas a partir das eleições de 2012 foi lamentada por integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O grupo, composto por 50 entidades, foi responsável pelo o projeto de iniciativa popular que resultou na lei. Foram recolhidas 1,6 milhão de assinaturas a favor da proposta.”

*O ministro Fux votou correto, mas sem ouvir o clamor popular.  Quer dizer que vale mais a letra fria da Lei do que o anseio dos brasileiros que lutam por moralidade na política? A Lei é feita para proteger os homens. É a minha opinião.

* A composição do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas será alterada, porque políticos que concorreram sem registro e obtiveram votos suficientes para se eleger poderão reivindicar os mandatos para os quais foram eleitos. A Justiça Eleitoral terá de refazer o cálculo dos votos do Legislativo para ver quem deve deixar o cargo e quem terá o direito de assumir. A decisão beneficiará políticos como o ex-deputado Jader Barbalho (PMDB-AP) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), por exemplo, que concorreram nas últimas eleições e, mesmo barrados pela Lei da Ficha Limpa, obtiveram votos suficientes para se eleger ao Senado por seus estados. Eta povo inconsciente, sô!

* Em trâmite no Senado Federal, o Projeto de Lei n° 166/2010, que versa sobre a reforma do Código de Processo Civil, aprovado no último dia 15/12/2010, devendo em breve ser apreciado e votado na Câmara dos Deputados. O objetivo da reforma é reduzir em 50%  a duração de ações individuais, e em 70% a das coletivas. Será que a Justiça ficará mais rápida? Dizia o grande Rui Barbosa, que Justiça lenta é injustiça.

*O Superporto do Açu, da LLX,  passa por obras para duplicar a capacidade de movimentação de cargas e construção de instalações onshore (rede de canais de 70 km, terminais de cargas e armazéns) com capacidade para movimentar 350 milhões de ton/ano entre exportações e importações, com destaque para o petróleo. Com o  início das obras do canal onshore, o TX2, previsto para este semestre, o empreendimento poderá movimentar cerca de 30 milhões de toneladas de cargas/mês. O TX1 contará com nove berços para minério de ferro e a petróleo e o TX2 terá mais de 30 berços para granéis sólidos como produtos siderúrgicos, carvão, ferro gusa, escória e granito além de granéis líquidos, carga geral e veículos.

* Segundo Flávia Oliveira, da coluna “Negócios & Cia”, do jornal O Globo, “A OGX fechou com a coreana Hyundai a construção do maior guindaste (ou pórtico) naval das Américas. O equipamento vai para o estaleiro do Complexo portuário do Açu.”

* Na terça 22 viajei para o Rio. Em quatro horas de trânsito na BR 101, vi um caminhão tanque tombado no acostamento e mais adiante dois motoqueiros mortos. Ontem, outro motorista de caminhão morreu carbonizado após colisão. Até quando o lucro do pedágio vai ser mais importante que vidas humanas?

Vem aí: NOITES DE LOBISOMEM E OUTRAS HISTÓRIAS, do autor deste blog. Vale a pena conferir, eu juro que são contos bons.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO LVI NOTAS DO PARAÍSO LVIII

1 Comentário Add your own

  • 1. João Noronha  |  30 \30\UTC março \30\UTC 2011 às 10:25

    Será que o Wagner Victer está preocupado com o aproveitamento d´água das bacias hidrográficas, entre eleas, a do Rio Paraíba do Sul? Tenho cá minhas dúvidas. E o Carlos MInc, que ninguém mais ouvir falar?
    Abraços

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: