NOTASDO PARAÍSO LII

3 \03\UTC março \03\UTC 2011 at 14:53 Deixe um comentário

* Aterradora a constatação de que os avanços na tecnologia, que tantas facilidades trazem aos homens, servem para seus piores propósitos, alimentando os sentimentos mais baixos e destruidores. Todos os avanços tecnológicos, graças à cupidez, à insensatez, à falta de bom senso e à insensibilidade do ser humano, se convertem em elementos predadores da vida. Quanto tempo o que resta das matas resistirá ao avanço sobre as árvores nobres para transformá-las em papel e móveis de luxo? Sem árvores a diminuição do oxigênio pode chegar a ponto de inviabilizar a vida em nosso planeta. E esse é só um exemplo.

* Diz o blog Ururau, que está a espera de decisão do juiz da 1ª Vara Federal de Campos, Elder Luciano, a Ação Civil Pública, que pede o afastamento do prefeito de Quissamã, Armando Carneiro (PSC), e a devolução de R$ 52 milhões aos cofres públicos, dinheiro que, segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), foi gasto em convênio com a Oscip, Instituto do Bem Estar Social e Promoção à Saúde (Inbesps), contratando mão-de-obra terceirizada desde 2004. Recursos do Fundo Municipal de Saúde, um prejuízo de mais de R$ 50 milhões aos cofres públicos.

* Na ação proposta, o MPF pede a condenação da dirigente do Imbesps, Dayse Maria Malafaya Quintan e a cassação dos seus direitos políticos, mesma punição sugerida para o prefeito de Quissamã. O MPF pediu que a Oscip seja proibida de fazer contratos com o poder público, e a suspensão de todas as parcerias estabelecidas com Quissamã. Peraí, essa Imbesp não é mesma Oscip que criou problemas no início do primeiro mandato do atual governo sanjoanense? Que coisa, né? Essa gente não aprende.

* Importante matéria publicada recentemente no blog Ururau sobre a construção do canal navegável Campos-Macaé, a primeira tentativa dos usuários do porto de São João da Barra de procurar um local mais seguro para embarque e desembarque de suas mercadorias. Aqui, segundo se constata com a leitura de jornais da época, o canal navegável era muito instável. Além disso, a interferência da política na administração do porto atrapalhava um bocado seu desempenho. Mas o Campos-Macaé não deu certo.

* Através de ofício, a promotora de justiça de São João da Barra, Dra. Patrícia Monteiro A.  Moreira, em razão de solicitação do comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, encaminhou ao presidente da Acisa, à prefeitura do município, ao comandante da 5ª Cia. da Polícia Militar e aos proprietários de som volante (carros, caminhões e motos) a Recomendação nº 001/2010, de 17 de dezembro de 2010, com procedimentos a serem adotados em relação à utilização de música ao vivo ou acústica nos estabelecimentos comerciais, residências particulares, veículos de som volante e proprietários de som automotivo em níveis maiores que a legislação permite.

* Em suas consideraçõe, a promotora lembra que a Constituição Federal está fundada no respeito à soberania e à dignidade do ser humano, e que é direito de todos o acesso a ambiente ecologicamente equilibrado, essencial a uma vida sadia.  Considera, por fim, que o Código Nacional de Trânsito estabelece que é infração administrativa o uso de equipamento de som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo Contran, sendo passível de pena prisão simples, além de  multa e sanção civil.

* Bom, são os remédios para este mal que assola a cidade, ofende nossos ouvidos, acorda as crianças, perturba a paz de doentes e idosos e impede que se converse na sala ou se ouça com nitidez o que é dito no rádio ou na televisão, falta aplicá-los. Chega de desrespeito.

* Aonde foi parar a trave da cruz da torre da igreja de São Benedito? Quando serão podados os arbustos que nascem no telhado da igreja de N. Sra. da Boa Morte? Quando serão consertados os brinquedos vandalizados da praça? A Rodoviária, quando receberá um choque de limpeza, livrado-a das sujeiras e teias de aranha? Perguntar não ofende.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO LXII CARNAVAL, CARNAVAIS II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: