NOTAS DO PARAÍSO XLII

23 \23\UTC dezembro \23\UTC 2010 at 15:45 Deixe um comentário

* Parece que está cada vez mais atual a máxima cunhada pelo louco imperador Nero, que dizem ter mandado incendiar Roma: o povo quer pão e circo.

* E por falar em figuras esdrúxulas, é de espantar e envergonhar a indicação – via o notório senador Sarney – do deputado Pedro Novais (PMDB/MA), de 80 anos, para ministro do Turismo do governo Dilma. Tirante o absurdo de indicar um macróbio para cargo que exige dinamismo, nos chega a ridícula e vergonhosa notícia de que Novais está sendo acusado de ter patrocinado uma festa para 25 casais num caro motel, é isso sim, motel, em São Luís, no Maranhão.

* A festa rolou a noite inteira e custou R$ 2.156,00, pagos com a verba indenizatória da Câmara Federal, ou seja, dos impostos que pagamos. Por isso não querem nem ouvir falar em reforma tributária, que diminuiria o peso dos impostos no bolso do cidadão sem mandato. Além de salários estratosféricos, recentemente aumentados, os congressistas dispõem de uma série de verbas para sustentar suas, digamos, peraltices.

* Uma notícia alentadora: a Procuradoria da República criou uma força-tarefa para agilizar as ações penais que tramitam no estado. “A iniciativa”, diz matéria do Globo da quarta-feira 23, “faz parte de um plano nacional da Procuradoria Geral da República  para moralizar a falta de controle de verbas federais nas 5.500 prefeituras do país.” O MPF levantou o acervo de ações penais no Tribunal Regional Federal, inquéritos e denúncias em andamento. É a roda da moralidade se mexendo de novo, viva!

* Diz O Globo que o secretário de estado do Desenvolvimento, Julio Bueno, tem pressa em desapropriar 16 milhões de metros quadrados de terrenos para ser instalados o estaleiro e a siderúrgica do Açu. Como perguntar não ofende, lá vai: depois que despejarem os pequenos produtores rurais que sobrevivem de suas lavouras e torná-los candidatos a membros do Movimento dos Sem Terra, como o estado vai ceder as terras ao Eike? Vai doá-las? Em Macaé, empresas que trabalham com petróleo negociam as terras diretamente com os proprietários. Aqui o estado vai ser corretor de imóveis?

* Diz ainda a matéria que a OSX, uma das empresas do Eike, resolveu acelerar o projeto do estaleiro do complexo do Açu, que o estado de Santa Catarina não permitiu que fosse construído lá, apesar dos 10, 20, ou mais de 50 mil empregos prometidos.

* A jornalista Julia Maria conta que “O empresário Eike Batista construirá um porto no Chile que demandará investimento de 300 milhões de dólares, após conseguir na quarta-feira a aprovação do regulador ambiental, trâmite que estava pendente. O porto ficará no interior da Hacienda Castilla, norte do país, região onde o homem mais rico do Brasil tenta conseguir aprovação ambiental para desenvolver complexo termelétrico milionário, que é rejeitado por comunidades locais. O terminal Castilla considera o período de construção de 24 meses e será operado pela OMX Operações Marítimas, filial do grupo EBX, de Batista. Vai acabar construído aqui, onde tudo é permitido.

* Por falar nisso, a quantas anda a criação do Parque estadual de Gruçaí? E a proteção à Lagoa do Salgado para aguardar seu tombamento pela Unesco? Tudo bobagem, né não?

* Patético o debate sobre a suplementação de verbas para o verão. A imprensa de Campos se superou na parcialidade de sua cobertura, não ouvindo o outro lado, publicando quase que na íntegra os releases enviados pela prefeitura. Por outro lado, a Câmara dos Vereadores precisa de uma assessoria de imprensa mais ágil.

* Um novo prédio para abrigar a sede do Poder Executivo está sendo construído na BR-356, quase em frente aos fundos do cemitério municipal. É uma prioridade, num município que não tem rede de esgoto e cujo atendimento médico é precário, apesar dos oito milhões de reais de royalties que entram nos cofres públicos municipais todo mês?

* E já que é Natal, festa de amor da cristandade, desejamos aos homens de boa vontade e de boa conduta muita paz e tranquilidade, pois a Justiça nesse país tarda mas chega.

* Aos amigos Domingos Vieira, Irinete Novas, Dircélia Raposo Neves, Rogério Peixoto, do CNA, e Julio Macedo agradeço e retribuo os votos formulados.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO XLI NOTAS DO PARAÍSO XLIII

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: