NOTAS DO PARAÍSO XLI

15 \15\UTC dezembro \15\UTC 2010 at 08:44 Deixe um comentário

* A MMX , do empresário Eike Batista, prometeu investir cinco bilhões de reais até 2016 para triplicar sua produção de minério de ferro em dois projetos em Minas Gerais. Ao contrário do que se esperava, a notícia não animou o mercado, pelo contrário, fez as ações da empresa caírem 4%, a maior queda na Bovespa, por temor da capacidade financeira da MMX para tocar os projetos, uma vez que 75% do capital necessário serão obtidos via endividamento.

* Quando a roda da moralidade leva um tranco, outro vem logo em seguida. O Tribunal de Justiça de São Paulo cassou a decisão judicial que fez o Tribunal Regional Eleitoral não aceitar o registro da candidatura de Paulo Maluf. Com isso, os votos dos eleitores que o elegeram deputado nesta eleição passam a valer e ele será diplomado nesta semana. Para piorar, o Ministério Público ainda analisa se vai recorrer da decisão.

* Ministério Público estadual denunciou o ex-prefeito César Maia por contratar irregularmente o advogado Paulo Saboya, cunhado de Maia, morto em 2009, que recebeu R$ mil para defendê-lo em ações na Justiça. Também o ex-prefeito de Niterói, o ilustre e antigo morador da praia de Grussaí, foi denunciado pelo MP por fraude em licitação. Nenhum dos ex-prefeitos deve se preocupar, os recursos estão aí para protelar o cumprimento de qualquer sentença.

* O ex-governador Anthony Garotinho (PR), o deputado federal mais votado no Estado do Rio, será diplomado. O TSE decidiu anular o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), determinando sua devolução para a primeira instância. Com a anulação do acórdão, a prefeita Rosinha Garotinho, parte no mesmo processo, deve retornar à Prefeitura de Campos nas próximas horas. E as eleições de fevereiro, como ficam?

* O escândalo do Wikileaks, que divulgou na internet telegramas e outros documentos secretos dos Estados Unidos, e continua a escandalizar o mundo, revelou que o embaixador norte-americano no Brasil, John Danilovicht, disse em um de seus telegramas enviados a Washington: “Os tribunais são o elo frágil no sistema brasileiro: uma vez que o caso chegue lá, será preciso um bocado de pressão para fazê-lo avançar.” Entre outras coisas.

* O historiador Marco Antonio Villa, em artigo para a edição de O Globo, da terça 14, comentou o poder demonstrado pelo senador José Sarney ao emplacar dois nomes no Ministério que está sendo formado pela presidente eleita Dilma Roussef. Segundo ele não são nomes indicados por partidos, mas por ele, o impoluto senhor do Maranhão. E, termina o Villa: “O país não ficou horrorizado. Já se acostumou.”. Isso é muito ruim.

* Eu, que sempre votei nos candidatos do PT, desde que era o lídimo Partido dos Trabalhadores, que sofri com os problemas enfrentados por Lula e outras lideranças petistas, vejo horrorizado, o partido se igualar ao que a gente tanto combatia. Lula aceitou tudo para não perder poder e na semana passada, ao receber uma homenagem, disse lamentar o fim da CPMF, o malfadado imposto criado para tirar a Saúde do caos, e que serviu para tudo, menos para esse fim. Que a terra lhe seja leve, presidente.

* A Cedae, também segundo O Globo, vai destinar R$ 160 milhões para a instalação de tronco coletor que levará esgoto ao Complexo do Alemão, palco recente de luta contra traficantes de drogas.  A Cedae, Companhia que vive da exploração da Água e do Esgoto, nem cogita em instalar rede coletora de esgotos na cidade. Os dejetos continuam a ser lançados na rede de captação de água pluvial e na época das chuvas efluem para a rua.

* Casos de dengue têm sido encontrados no município. O fumacê acabou, a mosquitada aumentou. Um amigo do blog, durante o fim de semana quis falar com a responsável pelo Núcleo de Controle de Zoonoses, da secretaria municipal de Saúde, para denunciar focos de mosquitos e não conseguiu falar com ela por nenhum dos cinco celulares que lhe forneceram. Estavam desligados.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO XL NOTAS DO PARAÍSO XLII

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: