NOTAS DO PARAÍSO XXVII

2 \02\UTC setembro \02\UTC 2010 at 12:05 1 comentário

* Manhã do sábado 28 de agosto, embarco para Macaé, ônibus nº 108.361 da Viação 1001. Confusão a bordo, a numeração das poltronas está apagada, ninguém sabe onde sentar, uma senhora elegante, portando uma cara revista feminina e bolsa de grife, perde as estribeiras, senta-se na poltrona mais próxima e avisa que só sai dali à força.

* Mal me acomodo, depois de deduzir qual seria a poltrona que comprei, sou atacado por mosquitos. De tacada mato três, que ficam grudados no vidro da janela, testemunhas do descaso e da falta de respeito com os passageiros. Agarro outro no ar e o quinto foge. O passageiro a meu lado ri e comenta que a empresa já viveu tempos melhores. Pego o celular e ligo para a redação de um jornal de Campos. Não acredito, porém, que não saia qualquer crítica, mesmo se sabendo que a dengue volta a ameaçar. Dengue 4, dessa vez.

* Segundo a coluna do jornalista Ancelmo Góis, publicada na edição do jornal O Globo da quarta 1º de setembro,: “O engenheiro Rodolfo Landim, ex-presidente da BR, entrou com uma ação na 4ª Vara Empresarial do Rio contra Eike Batista, para quem trabalhou como executivo do grupo. A ação trata de ‘dissolução da sociedade’, danos materiais e outros.” E não cumprimento de acordos feitos por escrito.

* O mesmo jornal, em reportagem no dia seguinte, no caderno Economia, dá detalhes sobre a briga. Segundo o jornal, Landim deixou o Grupo em maio, recebendo bônus e participações acionárias na MMX, LLX, OGX e MPX, sem contar salários e cobra o 1% do controle da EBX, prometido por Eike em 2006. Landim, que quer ser indenizado em 1% do valor de mercado da holding EBX, acrescido de lucros cessantes, planeja criar uma empresa no setor de petróleo.

* Na mesma edição, a candidata a presidência Dilma Roussef diz que se eleita promoverá reforma política e tributária e que se mexer na Previdência será para fazer “um ajuste marginal”. Dá medo. Toda vez que o governo fala em mexer na Previdência quem paga o preço é o trabalhador. Qualquer mudança nessa área é sempre para pior.

* Enquanto isso, dorme nas gavetas do Senado, desde o governo F. Henrique, Projeto de lei que taxa as grandes fortunas. Os países do 1º mundo taxam as grandes fortunas. Na Inglaterra o imposto de transmissão de herança chega a 75%. A família de Picasso teve de entregar telas caríssimas do pintor ao governo como imposto. Por isso é comum, nos Estados Unidos, os milionários fazerem generosas doações a hospitais, centros de pesquisa e universidades, uma forma de diminuir o pagamento do imposto. Já aqui…

* Essa foi demais, é a coroação do processo corruptivo que corrói o país: foram presos na quarta 1º de setembro, em Dourados, uma das cidades economicamente mais importantes do estado de Mato Grosso do Sul, o prefeito, seu vice, o presidente da Câmara Municipal e vereadores, o procurador geral da prefeitura e outros, num total de 29 prisões, acusados de participação num esquema de corrupção por meio de fraudes em licitações públicas. A coisa está feia mesmo. Vergonha!

* A Lei da Ficha Limpa fez mais uma vítima: Jader Barbalho, deputado federal pelo Pará, que tentava ser eleito para o Senado, teve sua candidatura vetada pelo TSE, por ter renunciado ao mandato em 2001 para fugir de processo por falta de decoro parlamentar. Pode recorrer.

* Joaquim Roriz, ex-governador do Distrito Federal teve seu registro cassado, também por ter renunciado em 2007 para escapar de processo. Sarney Filho passou pelo teste, mas sua irmã, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, está com a inscrição sendo examinada pelo TSE. Temos de moralizar os  poderes públicos para o país seguir em frente.

* E esse negócio de dados sigilosos fornecidos pela Receita Federal para prejudicar o candidaturas, hein? Será que só esse tipo de notícia que envergonha o cidadão comum, que trabalha e vive honestamente, a gente recebe da política? A corrupção parece cupim, que invade e destrói tudo. Dá um desânimo…

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO XXVI NOTAS DO PARAÍSO XXVIII

1 Comentário Add your own

  • 1. Ana Carolina  |  13 \13\UTC setembro \13\UTC 2010 às 14:32

    Olá! Gostei muito do blog e já te adicionei na lista de blogs do blog do nós na rua!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: