NOTAS DO PARAÍSO XXV

21 \21\UTC agosto \21\UTC 2010 at 18:39 Deixe um comentário

* Pela bagatela de R$ 500 mil, o empresário Eike Batista arrematou no leilão beneficente promovido pelo cabeleireiro da primeira dama do país o terno usado pelo presidente Lula na sua primeira posse em 2003. O dinheiro do leilão será usado por uma ONG de uma favela de São Paulo no programa Escola do Povo. No final, Eike ainda fez uma graça: doou R$ 2 milhões ao programa, o mesmo valor obtido no leilão.

* Como perguntar não ofende, só esclarece, lá vai: programas do tipo alfabetização, não são de responsabilidade do governo, seja municipal, estadual ou federal? O que é feito com nosso suado dinheiro arrancado pelos impostos? A educação, disseram os brasileiros na pesquisa da Firjan é o 2º maior problema do país, abaixo apenas da saúde.

* Eike Batista será o primeiro entrevistado por Marilia Gabriela no reformulado programa Roda Viva.

* Meio confuso: num dia sai na imprensa que a EBX está vendendo sua participação no porto do Açu e no porto Sudeste, em Itaguaí. Depois vem a notícia de que a OGX descobriu gás no Maranhão e nesta semana que duas companhias petroleiras chinesas, a Sinopec e a Cnooc negociam com a OGX a participação em 20% no campo de petróleo offshore da bacia de Campos. Tá ruim ou tá bom? perguntam os investidores.

* Pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada pela revista da Associação Americana de Medicina diz que um em cada cinco adolescentes de 12 a 19 anos apresenta perda auditiva, ou seja, está ficando surdo. O mesmo acontece no Brasil e tem como explicação a exposição prolongada ao som alto. O cantor Elton John contou que por causa dos shows não estava escutando mais como antes.

* Quando alertamos as autoridades para coibir a barulheira na cidade, causada pelo som dos carros de propaganda e particulares equipados com aparelhos de som de alta potência e agora com os anúncios dos candidatos que nem daqui são, não pensamos só em nosso desconforto, mas na esperança de evitar que venha por aí uma geração de sanjoanenses com problemas auditivos, isto é, surdos.

* Que frio tem feito, hein? Parece que estamos na serra. Na praça da Boa Morte a temperatura de manhã cai a 12º C e de noite parece que estamos em Petrópolis. As alterações climáticas devem ser computadas à ação deletéria do homem, que só pensa em ganhar dinheiro, sem se importar com os danos à natureza. Tudo tem seu preço.

* ”Não podemos aceitar que Macaé, com orçamento milionário por causa dos royalties do petróleo, deixe essa gente excluída. Aqui não moram só traficantes, moram trabalhadores. Por isso defendo que as cidades que produzem royalties criem comitês comunitários para acompanhar os gastos.” Assim falou o candidato Fernando Gabeira ao não aceitar a imposição dos traficantes de favela de Macaé, que queriam impedir que ali ele fizesse campanha, segundo o jornal O Globo da sexta 20. Assino embaixo, mas acho que deve haver severa fiscalização nas ações propostas pelo comitê.

* Segundo a pesquisa da Firjan para conhecer as 10 maiores preocupações dos brasileiros, a segurança pública vem em 3º lugar. Em 1º vem a saúde, seguida pela educação. Nos municípios produtores de petróleo, com os cofres cheios dos royalties de petróleo, certamente o comitê comunitário optaria que a municipalidade investisse nesses itens que garantem a qualidade de vida da população. O povo prefere que se gaste em shows de cantores populares, dizem. E daí? Acho que foi dom Pedro I que disse que governava para o povo, nunca pelo povo.

* Um outro ponto a ser priorizado pelas administrações públicas municipais é a construção de rede e estação de tratamento de esgoto, um problema de saúde pública. E aqui entra a questão de político não gostar de obra que não aparece, que não pode ser inaugurada com foguetes e banda de música. E daí? Beneficiaria a população.

* O Estado do Rio é o 4º no ranking de saneamento básico do país. E os royalties, cadê?

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

DOIS DOS MEUS POEMAS PREFERIDOS NOTAS DO PARAÍSO XXVI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: