DOIS DOS MEUS POEMAS PREFERIDOS

20 \20\UTC agosto \20\UTC 2010 at 09:41 Deixe um comentário

Dois dos meus poemas preferidos

ROSA CONSTRUÍDA *

Para que surgisses, rosa, tímida e brilhante,

dentre espinhos e folhas recortadas,

foi necessário que antes em mim existisses,

fruto da solidão e anseio de beleza.

A tua cor foi prevista nas madrugadas

inúteis que surgiram depois das despedidas;

A sensação docemente exasperante

que meus dedos arrancam de tuas pétalas,

veio da rude seda dos corpos amados

em momentos de nenhum amor;

E teu perfume, espiral de angústia e sede,

antes de te envolver banhou de desejo

os crepúsculos que antecederam a saciedade.

………………………………

Para que surgisses, rosa, perfeita e exata,

foi necessário que de meu ser brotasse

a sombra da beleza jamais encontrada

e a esperança absurda de alcançá-la.

E se te lembro agora tua construção penosa

não é para isentar-me da culpa de colhê-la

mas para tentar amar os andaimes que restaram.

OFERENDA *

Não eu, mas a minha ternura

envolta em silêncios cheios de estrelas;

Não eu, mas a minha inquietação,

meus projetos e sustos na espera;

Não meus olhos mudos

mas meu olhar luzindo de doçura

quando por fim apareces;

Não minhas mãos em ocupações febris,

mas as carícias inadivinhadas;

Nem minha boca consumindo cigarros

como se fossem beijos,

beijos teus que transformo em fumaça

que enchem meus pulmões.

São frutos podres os que te ofereço

com simplicidade e medo.

Se os aceitares entoarei louvores,

tecerei grinaldas de margaridas

e nas noites de inverno pensarei em ti

para me aquecer.

Se os recusares, impensável opção,

cantarei baladas que falarão de ti

e do que poderias ter sido

Nas minhas noites de inverno.

* publicados no livro CANTO TENTADO, Bloch Editores, 1972

Entry filed under: Crônicas.

CONCURSOS LITERÁRIOS NOTAS DO PARAÍSO XXV

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


