NOTAS DO PARAÍSO XXII

29 \29\UTC julho \29\UTC 2010 at 11:26 Deixe um comentário

* Faleceu no Rio de Janeiro, onde residia, na quarta-feira 28, aos 59 anos, o físico do Observatório Nacional, nosso amigo Marcomede Rangel Nunes, o grande responsável pela apresentação aos sanjoanenses da figura ímpar do astrônomo Domingos Fernandes da Costa, nosso conterrâneo. Filho de sanjoanenses, Marcomede era um homem de ação, estudioso de astronomia, escritor com muitos livros lançados e pintor. Sob sua orientação foram construídos os relógios de sol de Atafona e Grussaí, hoje destruídos, e o da fazenda experimental do IFF, perto de Barcelos. Marcomede levantou toda a biografia de Fernandes da Costa, enviou foto dele em tamanho grande para a escola batizada com seu nome na entrada de nossa cidade. A foto perdeu-se nos meandros da sede da municipalidade. Seu sonho era montar um observatório astronômico na cobertura da escola para estimular o surgimento de novos astrônomos sanjoanenses. Dizia que nosso céu era ideal para observação. Realizou um encontro de interessados em astronomia em nossa cidade. Autor de mais de 30 obras de divulgação científica e mapas, participou de sete viagens de estudo à Antártica e ao marco da linha do equador. No livro em que descreveu a visita de Einstein ao Brasil, quando ele se encontrou com Domingos da Costa, chefe de uma das equipes que o ajudaram a demonstrar a Teoria da Relatividade, observando a passagem do cometa em Sobral/CE, publicou a foto do nosso astrônomo, que chegou a chefiar interinamente o Observatório Nacional, ao lado de Einstein. Marcomede merece, pelo menos, uma placa em sua homenagem na escola que ajudou a denominar. E a moção de aplausos da nossa Câmara Municipal.

* A LLX realizou audiência pública em nossa cidade para apresentar e discutir o projeto de instalação de Unidade de Tratamento de Petróleo (UTP) no Complexo Portuário do Açu. O professor-doutor Alcimar Ribeiro esteve lá e suas observações – perfeitas – podem ser lidas em seu blog “economianortefluminense.blospot.com”. Leiamos o parágrafo inicial para ter uma idéia de seu conteúdo, que assino embaixo: “Acompanhei a audiência pública para licenciamento ambiental da Unidade de Tratamento de Petróleo do Terminal Portuário Privativo de Uso Misto – Superporto do Açu, realizada ontem em São João da Barra. Uma repetição das audiências anteriores. Monta-se um grande circo, segundo exigência dos órgãos ambientais, atraem-se grupos de pessoas, muitos nem sabem o está acontecendo, democratizam o processo através da participação dos poderes públicos institucionalizados e da participação do público presente, através da elaboração de perguntas escritas e estritamente amarradas ao tema específico e lá vão discursos bonitos e generalistas demais.

* As platéias das audiências já realizadas não representam o povo do município. As audiências não são participativas. Os presentes são estudantes encaminhados pelas professoras, funcionários públicos municipais com medo de perder o emprego,não se vê representantes de organizações da sociedade civil, nem das associações de moradores. As pessoas ficam sentadas apáticas, ouvindo o que não entendem, não estão preparadas para opinar. As audiências públicas não tem sido participativas nem representativas.

* O governador Cabral tenta justificar o vexame que as escolas estaduais pagaram na prova do Enem pondo a culpa nos governos passados, dizendo que faltou investimento e que só a médio prazo, coisa de 20 a 30 anos, o ensino em terras fluminenses vai melhorar. E talvez produza governantes melhores. O Japão, que saiu arrasado da 2ª Guerra Mundial, investiu em educação e pouco tempo depois era uma potência, fazendo esquecer seu recente passado feudal. E nós continuamos com o status de país colonial.

* O prefeito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito Neto, do PMDB, foi cassado pelo TRE-RJ por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação na campanha eleitoral de 2008. A foice da moralidade pública continua a girar, devagar e sempre.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

SÃO PEDRO: PROCURA-SE NOTÍCIAS DO PARAÍSO XXIII

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: