NOTAS DO PARAÍSO XX

26 \26\UTC junho \26\UTC 2010 at 09:32 Deixe um comentário

* A primeira avaliação global sobre o estado de conservação dos manguezais realizada pelas ONGs União Internacional para a Conservação e Conservação Internacional constatou que uma em cada seis espécies de manguezais do planeta corre risco de extinção, em parte devido “ao desenfreado desenvolvimento urbano em regiões litorâneas e costeiras e fatores que vão das mudanças climáticas, desmatamento e agricultura. Sempre a mão gananciosa do homem a destruir seu habitat em busca de lucros.”

* Os manguezais nascem do encontro do rio com o mar, como no nosso delta, e é a interface entre ecossistemas terrestres, marinhos e de água doce. Serve para proteger a costa dos danos causados por tsunamis, erosões, tempestades e como berçário para peixes e outras espécies, além de seqüestrar carbono da atmosfera.

* Temos manguezais na foz do rio Paraíba do Sul e no Açu, no leito do antigo e extinto rio Iguassu, que se transformou na lagoa do Açu, onde existe o raro mangue de botão. É preciso que as empresas que terceirizam serviços para o complexo portuário do Açu, bem como a LLX, se conscientizem da importância de preservar este manguezal, assim como o entorno da lagoa do Salgado. Esqueçam um pouco a sede de lucro e pensem no futuro da humanidade. E lembrem-se, sem humanidade não há futuro para o complexo portuário de lugar nenhum. Para ninguém. *

Do blog do jornalista João Noronha: “A criação de abatedouro em São João da Barra foi discutida em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores. A iniciativa partiu, depois de denúncia anônima feita ao Ministério Público Estadual, que lacrou no último dia 17, mais um ponto clandestino de venda de carne bovina em Cajueiro. Há cerca de um mês, outros dois abatedouros também irregulares, conhecidos como frigomato foram fechados, devido à falta de licença sanitária do ministério da Saúde para funcionar e as precárias condições de higiene. A secretaria de Agricultura informou que existem duas empresas privadas interessadas em instalar um abatedouro no município, mas dependem da parceria com os açougueiros e pecuaristas da região.”

* Segundo o blog Ururau, o complexo portuário do Açu deverá receber investimento de bilhões de dólares, para instalar ali um estaleiro OSX do empresário Eike Batista, planejado para ser implantado em Biguaçu, Santa Catarina. Por falta de liberação de licença ambiental, o projeto está interditado, e sem a licença, a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) não libera a obra. O empresário Batista procurou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, que disse ter sido procurado antes mesmo da negativa da licença. “Receberemos o empreendimento de braços abertos como o Cristo Redentor” disse Bueno na tarde da quinta 24, no lançamento do navio Celso Furtado, no estaleiro Mauá, em Niterói.A área para ser o novo estaleiro estaria sendo estudada. Não há um prazo definido para o final das negociações. Por que será que o estado de Santa Catarina não liberou tão progressista iniciativa, hein? O paraíso quer se transformar num inferno?

* O projeto de mudanças no atual Código Florestal proposto pelo deputado Aldo Rabelo está provocando preocupações nos movimentos sociais e ambientalistas. Segundo eles, “Se aprovado for, acabará com a luta histórica dos últimos 50 anos, pois possibilita todos proprietários a desmatarem até 90% de suas áreas, propicia a impunidade aos que praticaram crimes ambientais e praticamente inviabiliza as desapropriações futuras para reforma agrária. E mais, retira a necessidade de respeito ao meio ambiente como parte da função social da propriedade, condição para não ser desapropriado”

* Parece que os políticos brasileiros pensam que as mudanças climáticas que preocupam o mundo todo é coisa de somenos. Eles, por exemplo, só se preocupam com coisas mais lucrativas. Como abusar pelo poder econômico.  Já o mundo, que se lixe, pensam…como se vivessem em outro planeta.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO XIX AMANHECER EM QUIRIBA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: