NOTAS DO PARAÍSO XIX

22 \22\UTC junho \22\UTC 2010 at 21:20 Deixe um comentário

* “Segundo estudo da respeitada FAO, braço da ONU para a agricultura e alimentação, a pecuária é a principal responsável pelas mudanças climáticas. As fazendas de gado responderiam por 18% das emissões de gases do efeito estufa, especialmente por causa do metano gerado no processo digestivo dos animais, mas também pela derrubada de florestas, argumento particularmente válido no caso brasileiro.”

* A FAO sugere criação de taxa sobre a carne para desestimular seu consumo. Os ambientalistas dizem: “Se vocês querem salvar o planeta, deixem de comer carne.” E com base no relatório da FAO, ONGs ambientalistas lançam o movimento “Segunda-feira sem carne”. A socióloga Marly Wenckler, presidente da Sociedade Brasileira Vegetariana afirma: “A pecuária foi o principal fator da destruição de biomas importantes, como a Mata Atlântica e o Cerrado, às vezes em parceria com o etanol.” Ela lembra a poluição das águas utilizadas na irrigação dos pastos e plantações de soja, componente das rações para o gado. Os pecuaristas e abatedouros estão pesquisando novas tecnologias para aprimorar a criação e abate do gado e muitos fazendeiros, além de desmatar menos estão recuperando áreas devastadas de suas propriedades. Não querem ser os vilões dessa história.

* Essas transcrições de tópicos da reportagem assinada por Luiz Antonio Cintra veiculada na revista CartaCapital desta semana, vem a propósito dos recentes acontecimentos envolvendo a prática do frigomato, o abate clandestino no município, ensejado pela falta de matadouro público, desativado há anos. No mundo cresce a consciência de proteção da vida humana e animal e combate ao aquecimento global, que causa prejuízos à humanidade. Nosso município não pode continuar sem ter matadouro público, em área de fácil acesso aos pecuaristas nativos. Os habitantes tem direito de saber a procedência e estado de saúde dos animais cuja carne consomem.

* Já é tempo da Vigilância Sanitária se fazer mais presente no município, vistoriando, principalmente, estabelecimentos que vendem gêneros alimentícios e refeições, aí incluídas as quentinhas. E o Centro de Controle de Zoonoses não pode mais deixar soltos pelas ruas da cidade cães e outros animais sem dono, capazes de transmitir doenças como sarna e carrapatose. A picada do carrapato que vive no cachorro pode ser  fatal. Em Petrópolis matou um artista plástico.

* Quem assistiu a matéria sobre acidentados de motocicletas veiculada no Fantástico, da Globo, no domingo 20 deve ter refletido no aumento do número de motociclistas aqui no paraíso. São motos de todos os tipos e motociclistas de todas as idades. Se a Operação Duas Rodas viesse até aqui, faria uma farta colheita desses veículos mal conservados, com descargas abertas e outros problemas. Se o dono não cuida de seu veículo… e uma maioria considerável de motociclistas daqui não tem habilitação para dirigir e são muitos os menores de idade dirigindo. Andam de moto como se andassem de bicicleta, sem pensar nos riscos para si e para os outros. E se a Operação Duas Rodas baixar por aqui, nenhum político poderá interceder pelo multado ou detido.

* Segundo o TCU – Tribunal de Contas da União, pelo menos 4.922 pessoas ficarão impedidas de participar como candidatos das próximas eleições por terem rejeitadas suas prestações de contas. Graças à Lei da Ficha Limpa, o cerco está se fechando sobre os transgressores que buscam a proteção na imputabilidade garantida pelo cargo eletivo, seja no Executivo ou Legislativo em todos os níveis. Compõem a lista governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais, além de diretores de autarquias. O Estado do Rio de Janeiro é o 15º no ranking com 211 condenações desde 2002.

 * Os países de língua portuguesa perderam um de seus maiores escritores, o lusitano José Saramago, por quem me apaixonei desde que li, acidentalmente, “O Memorial do Convento.” Recomendo sua leitura a todos.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

CAPUIA QUER CASAR NOTAS DO PARAÍSO XX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: