NOTAS DO PARAÍSO XVI

5 \05\UTC junho \05\UTC 2010 at 17:42 Deixe um comentário

* O empresário Eike Batista, conhecido por seus investimentos nas áreas de mineração e energia através da EBX, quer entrar no setor de banda larga por meio de eventual parceria com o governo. Para Eike, que participou do Fórum Exame, em São Paulo, seriam necessários investimentos de US$ 10 bilhões para levar a banda larga a todos os brasileiros. Ele afirma que o setor de banda larga é interessante porque os custos unitários caíram nos últimos anos. De acordo com ele, não existem estudos concretos e nenhuma proposta foi apresentada ao governo. E acha que o governo teria de contribuir para que o projeto seja eficiente, numa Parceria Público-Privada.

* Na visão de Eike, o setor de telecomunicações se relaciona aos negócios da EBX por tratar-se de infraestrutura. Cá entre nós, para um empresário que valoriza a infraestrutra, deve ter sido decepcionante o estado da infraestrutura que encontrou aqui no paraíso. Até os peões do complexo portuário do Açu estão preferindo morar nas favelas de Campos que em nossa paradisíaca cidade. “Lá, pelo menos a gente tem atendimento médico de emergência e ambulatorial.”

* Já dá pra ver, aqui do nosso paraíso, os imensos cataventos instalados em S. Francisco de Itabapoana para produzir energia elétrica. No paraíso o volume de ventos é igual, mas ninguém pensou em instalar aqui esse parque eólico. Como sempre, deixamos passar ao largo o bonde da história.

* Campos é tetracampeã em afastamento de prefeitos. Primeiro foi Arnaldo Vianna, em 25 de outubro de 2004. Voltou um dia depois e completou o mandato. Eleito em 2004, Carlos Alberto Campista iniciou o mandato em 2005 e foi o segundo a ser afastado, cassado pela juíza Denise Apolinário, em 13 de maio de 2005, que também tornou inelegível, por 3 anos, Garotinho, Rosinha, Arnaldo e Ilsan. Todos recuperaram seus direitos, menos Campista, que não voltou ao cargo. O vereador Alexandre Mocaiber, presidente da Câmara, assumiu a prefeitura em 2005 e depois se elegeu prefeito nas eleições suplementares de março de 2006. Em 11 de março de 2008, foi o 3º prefeito afastado, por decisão da Justiça Federal, devido à Operação Telhado de Vidro. Depois de 43 dias afastado, ele completou seu mandato. É pra rir ou pra chorar?

* A partir da segunda-feira 7, quando será publicada no Diário Oficial da União, passa a valer o disposto na Lei da Ficha Limpa, sancionada sem emendas pelo presidente Lula. A dúvida é se para as próximas eleições já estará valendo a proibição de registro da candidatura de quem já foi condenado por um colegiado de juízes. É pouco, mas sinaliza a intenção de moralizar.

* Dentro da onda moralizadora, há de se comemorar a aprovação pela CCJ da Câmara Federal do fim da prisão especial para portadores de diploma de curso superior, detentores de mandatos eletivos – de vereador a presidente – e outros cargos públicos. Falta agora ir ao plenário da Câmara e do Senado. Bandido é bandido, com ou sem diploma, cadeia nele.

* No Dia Mundial do Meio Ambiente comemorar o quê? O derramamento brutal de óleo combustível no Golfo do México, que atingiu em cheio as praias norte-americanas e um santuário de pelicanos? A degradante corrupção ianque que permitiu que fossem liberadas licenças para exploração de petróleo das costas americanas, proibida desde a década de 60 do século passado?

* E aqui? Continuamos sem rede de esgotos, jogando todo tipo de poluentes no rio Paraíba do Sul, sem esperanças de melhorias, apesar do Ceivap e outros órgãos do mesmo tipo. Continuamos a esperar que o Parque estadual de Gruçaí saia do papel para salvar o que restou da fauna e flora de nossa restinga. Quando poderemos de verdade festejar o Dia Mundial do Meio Ambiente?

* Criado em 1972, ainda não deu para comemorar esta data, que poderia salvar o mundo da destruição ou, pelo menos, melhorar as condições de vida de seus habitantes.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

COISA TUA* NOTAS DO PARAÍSO XVII

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: