NOTAS DO PARAÍSO XIV

19 \19\UTC maio \19\UTC 2010 at 14:57 Deixe um comentário

* Ler jornais não é uma obrigação, embora a gente precise saber o que está acontecendo em nosso país e no mundo, é um prazer e uma fonte de surpresas. Diariamente leio o Jornal do Brasil e as principais matérias nos jornais de Campos e do Rio de Janeiro na internet. Sem deixar de dar uma passadinha pela Folha de São Paulo. Leio ainda a revista semanal CartaCapital, que conta o que outras revistas, comerciais, escondem.

* Assim fico sabendo que os EUA, mais uma vez, tentam impor seu apetite por petróleo acima dos interesses da humanidade. Como fizeram com o Iraque, com os resultados que conhecemos. A intenção de dominar os campos de petróleo do Irã fica evidente quando se observa que a Coréia do Norte age de forma pior e no entanto só recebe advertências como um ai-ai-ai. O Brasil se esforça, consegue um acordo diplomático, nos moldes anteriormente propostos, e o cowboy decadente resolve intervir, querendo aplicar sanções ao Irã, tentando reviver a política do big stick para mostrar que são os maiorais. Se sanções resolvessem, Cuba estaria alinhada com os americanos.

* Paraty se prepara para realizar sua 8ª FLIP de 4 a 8 de agosto. Quero ver se dessa vez vou lá. Paraty é uma das meninas dos olhos da TurisRio, que dá todo apoio a qualquer iniciativa que surja ali. Paraty merece. A cidade preservou seu casario colonial e na primeira vez que estive lá tomei um choque, parecia que tinha voltado à São João da Barra de minha infância, com seus sobrados de linhas graciosas, típico das cidades que prestavam serviço, como São Mateus e outras. As que viviam da produção de bens, como a Campos dos canaviais, tinham casarões tem estilo pesado, sólido.

* Os municípios realizaram sua 13ª Marcha a Brasília, de 18 a 20 de maio. Seu forte são as reivindicações, os prefeitos estão cada vez gulosos. Entre elas, aumento da cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União. Há municípios que dependem dessas verbas para dar o mínimo de atendimento médico às suas populações. Não é o caso, no entanto, dos que produzem petróleo, com os cofres recheados de royalties que só servem para obras decorativas e shows de artistas populares. Esses precisam de altas doses de vergonha.

* Leio na imprensa campista que em Quissamã a Vigilância Sanitária impediu a venda de carne de porco clandestina. Não sei se Quissamã tem matadouro público, mas em nosso município a Vigilância Sanitária não poderia autuar os vendedores de carne já que não existe matadouro público. Consumimos carne bovina ou suína sem saber sua procedência nem o estado de saúde dos animais abatidos. Ou comemos a carne que temos ou teríamos de ir a Campos para adquirir a fiscalizada pela Vigilância Sanitária..

* Ainda na área municipal leio que Tamoios, distrito de Cabo Frio, está tentando se emancipar e conta com o apoio de alguns deputados. Caso forme novo município, Tamoios (gostei do nome) receberá a maior parte dos royalties de Cabo Frio, o que não é pouco. Seria o caso do município X, que ficaria com a maior parte dos royalties de São João da Barra e de Campos. A sorte é que o Eike Batista ainda não pensou nisso.

* O ex-prefeito de cidade do Ceará, José Geraldo, empresário e atualmente deputado federal, caiu nas malhas da Justiça e foi condenado a 2 anos e 2 meses por ter usado verba de convênio em finalidade diferente da proposta. A pena foi convertida em multa de 50 salários mínimos e prestação de serviços sociais. Tarda mas não falha.

* O Fórum Nacional sobre reforma política ora realizado no Rio de Janeiro debate o voto distrital. O presidente nacional do PT é contra, já o do PSDB aceita o voto distrital misto. Acredito que o voto distrital será um avanço, uma aproximação maior do eleitor com seu candidato. Um município como São João da Barra não tem condições de ter seu deputado, como antigamente. Mas pode ter ue defenda os interesses do norte-fluminense. Assim espero.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

ODE AOS SETE CAPITÃES* NOTAS DO PARAÍSO XV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: