NOTAS DO PARAÍSO X

16 \16\UTC abril \16\UTC 2010 at 08:49 Deixe um comentário

Carlos AA de Sá

 As recentes gerações de sanjoanenses nunca viram o mbiuá, ou miuá ou biguá. No entanto, ela foi abundante no rio Paraíba do Sul, em frente ao porto, onde formavam grandes círculos, com o corpo dentro dágua e o pescoço de fora, pescando avidamente entre as pranchas e outras embarcações. O biguá é ave aquática que existe em quase todos os rios do país. Alimenta-se exclusivamente de peixes, em especial do bagre e assemelhados, e serve como indicador da qualidade da água, pois água poluída afugenta os peixes. Como o Paraíba não tem mais quase peixes, o miuá se mandou. O Ceivap – Comitê para a integração da Bacia do rio Paraíba do Sul e Agevap – Agência para essa integração só poderão afirmar que cumpriram a função para que foram criados quando o mbiuá voltar a nadar e pescar no nosso rio. O Ceivap reuniu-se mais uma vez, há pouco tempo, em Itaperuna.

 *O presidente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, ministro Carlos Ayres Brito, anunciou que quem for se candidatar a cargo eletivo nas próximas eleições de outubro terá de fazer a declaração de bens da mesma forma que como faz para o Imposto de Renda. Beleza. Devia ser também obrigatória a prestação de contas no final do mandato.

*Um casal de passarinhos montou seu ninho sob os ramos de uma buganvília no meu quintal. São miúdos, cor de barro e com bico rosado. Dizem que são bicos-de-lacre, não sei. Sei que seu ninho é um primor de arquitetura, uma bola impermeável, com um furo para entrada e saída. Um presente que a natureza me deu.

*Num país de memória curta, que elege candidatos antes cassados como se isso não fosse desabonador, tudo acontece. Quando meu pai morreu, um vereador deu seu nome à rua Projetada 10, em Grussaí. Não vou declinar o nome do vereador que pagou o mico de ver, no ano seguinte, a mesma rua receber outro nome. A Câmara Municipal tem lei que não permite essa mudança, mas a Câmara não tem arquivo, não tem memória, e não há como um vereador saber qual o nome da rua tal. E lá ficou meu pai, um farmacêutico que muitas vezes era o único médico disponível para socorrer a população da carente dessa banda do então município sanjoanense, sem sua rua. Tudo bem, seu nome está gravado no coração dos tantos que ele ajudou.

*As várias mudanças da moeda nacional é outro fato insólito. Para testar a memória, vamos ver se os mais antigos se lembram dos nomes de nossa moeda. Aí vão: até 1942, Real, com réis como moeda divisória. Meu avô me dava a moeda de trezentos réis para comprar balas quando nos visitava. De 1942 a 67, Cruzeiro; de 67 a 70, Cruzeiro Novo; de 70 a 86, Cruzeiro novamente; de 86 a 89, Cruzado; de 89 a 93, Novo Cruzado; de 93 a 94, Cruzeiro Real; em 1994, para devolver o poder de compra da moeda, a URV e de lá pra cá, o Real.

* Embora não tenha vindo conhecer o complexo portuário do Açu em razão do terremoto que abalou seu país, o presidente chinês Hu Jintao ensejou a assinatura de acordo entre a empresa chinesa Wuhan Iron and Steel (Wisco) e a LLX para construção de siderúrgica gigante, no valor de US$ 5 bilhões. Eike entrará com 30% do valor. O empreendimento deverá ser concretizado em três anos e gerar aquele monte de mil empregos de sempre.

* Por outro lado, a EBX, do empresário Eike Batista, segundo o jonal O Globo, divulgou nota informando que decidiu cancelar a oferta pública de ações (IPO) da holding, prevista para o primeiro semestre deste ano.  Segundo a empresa, o valor dos ativos do grupo está subavaliado.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO IX IMPRENSA ESCRITA SANJOANENSE – relação possível

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: