NOTAS DO PARAÍSO IX

14 \14\UTC abril \14\UTC 2010 at 11:25 Deixe um comentário

*Especialistas constataram que o consumo mundial de água está aumentando, mesmo em países onde a população cresce pouco, conta a revista CartaCapital. E que as reservas de água potável estão cada vez mais ameaçadas pelas atividades humanas. Diz a ONU que em 2025 boa parte do planeta estará sofrendo de “estresse hídrico”, ou seja, não terá água suficiente para os usos que o ser humano faz desse recurso. Em nossa cidade, talvez por causa do envilecido e cada vez menos possante rio Paraíba do Sul, as pessoas abusam do consumo da água, usando a “vassoura dágua” para varrer calçadas. Não pensam no sufoco que passarão seus filhos e netos, quando a água, mesmo poluída, do Paraíba tiver seu consumo controlado. * Gibi era forma depreciativa como eram chamadas as revistas de histórias em quadrinho que tanto alegraram a minha e a infância de muita gente boa. Sucesso mundial desde seu aparecimento, a partir da década de 30 atraiu a censura da igreja, das autoridades e dos educadores. No entanto, não há nada mais moralista que as histórias em quadrinho, onde o bem sempre vence o mal. Talvez por isso mesmo os poderes constituídos tenham implicado com elas. Nas revistas, a turma do mal sempre acaba derrotada e punida, o que não acontece na vida real. Quem dera que a vida fosse uma história em quadrinhos, divertida e com vitória final da turma do bem. Além disso, os quadrinhos ajudam na alfabetização.

* O governador Sérgio Cabral chorou em público, convulsivamente, quando a emenda Ibsen Pinheiro, que pretende mudar a distribuição dos royalties de petróleo foi aprovada pela Câmara Federal. O público não viu, porém, esse mesmo choro sentido quando as chuvas de abril alagaram o Rio de Janeiro e soterraram quase 300 pessoas que moravam em áreas de risco. Só a perda de dinheiro faz chorar? E a perda de preciosas vidas humanas?

*Os fartos royalties do petróleo que o Rio de Janeiro e outros municípios fluminenses recebem mensalmente nunca são usados para prevenir as catástrofes. Se são inevitáveis, os desastres naturais podem ter seus efeitos destrutivos minorados, com investimentos em infraestrutura, rede de esgotos, canalização das águas pluviais, contenção de encostas e outros. Nos municípios sem morros, mas situados em margens de rios, servem para a recuperação da mata ciliar, limpeza de canais, estradas, pontes, e outros melhoramentos, uma das destinações originais dos royalties. E para cuidar do meio ambiente, essencial à qualidade das condições de vida dos seres humanos.

*O presidente da China, Hu Jintao, não deverá vir conhecer o complexo portuário do Açu na data prevista. Terremoto da magnitude de 7.1 graus matou 40 mil e deixou feridos 10 mil habitantes de região do Tibete. Os violentos tremores derrubaram cerca de 85% dos edifícios da região.

* Eike Batista avisa pela 5ª vez que encontrou petróleo ao sul da bacia de Campos. A vez agora foi do poço OGX-9DB. Nosso superherói pensa até em instalar uma refinaria de petróleo na região.

* O professor-doutor Alcimar das Chagas Ribeiro, pesquisador da Uenf, lança no dia 5 de maio, a partir das 17h00, na Fundação Trianon, em Campos, o livro “A Economia Norte Fluminense – análise da conjuntura e perspectivas”, edição do CIDAC – Centro de Informação e Dados de Campos. O livro, de 170 páginas, como seu nome indica, é uma discussão econômica da região norte fluminense, por município, dispondo dados e análises dos temas: riqueza gerada por setores de atividades, trabalho e renda, operações bancárias, gestão orçamentária e grau de dependência dos royalties, entre outros. As bibliotecas das escolas sanjoanenses, de nível médio, não podem deixar de ter essa obra em sua estante. Corrijo, as bibliotecas de toda a região focada no livro.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO VIII NOTAS DO PARAÍSO X

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: