NOTAS DO PARAÍSO VI

31 \31\UTC março \31\UTC 2010 at 10:26 Deixe um comentário

* Não sei se ainda está lá, mas há uns 10 anos foi descoberto, no Centro Cultural Narcisa Amália, um estandarte colorido, de quase dois metros de altura, com a imagem pintada de Cristo com coroa de espinhos e as mãos atadas, usado em antigas procissões do Fogaréu, como ainda acontece nas cidades históricas de Minas e Goiás, representando a prisão de Cristo pelos soldados romanos e judeus nas cerimônias da Semana Santa. Essa procissão, bem como a dos Passos da Paixão, que percorria toda a rua dos Passos – daí seu nome – poderiam ser revividas. Caso não seja possível, o estandarte podia ficar em exposição na sacristia da igreja matriz, junto com a urna de mármore e a última ceia em terracota, no projeto do Museu de Arte Sacra.

* A corrupção, o jeitinho, a propina, tudo o que compromete a administração pública brasileira tem sido posto em questão. As novas gerações, mais conscientes, com mais acesso às notícias e comentários de técnicos e analistas, exigem mais transparência nos assuntos públicos. Com exceção de uns poucos, que se locupletam e querem que tudo continue assim para pegar sua parte, os jovens querem ver um Brasil limpo, respeitado, progredindo. Não fosse tamanha corrupção e nosso país seria outro. Se acabarmos com pelo menos 50% da safadeza, nos tornaremos uma potência entre os maiores.

* O Projeto de Lei da Ficha Limpa, que impedirá que processados pela Justiça concorram a cargos públicos eletivos, segue tramitando no Congresso, com pouca chance de ser aprovado para esta eleição. O que não impede que a busca pela transparência avance um pouco mais. O Jornal do Brasil tomou a iniciativa de contratar auditores especializados para avaliar a evolução patrimonial dos candidatos a cargos eletivos nas eleições de outubro. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Ayres Brito, considerou a iniciativa louvável e valiosa para os eleitores. Disse que a transparência é essencial no exercício dos cargos públicos.

* A novela dos royalties avança, estimulada pela criação do marco regulatório do pré-sal. Antes de mais nada, é preciso mudar o nome da nova reserva petrolífera. Como o petróleo obtido depois da camada de sal chama-se pré-sal? Não deveria ser pós-sal?

Senadores dos estados do Rio e do Espírito Santo apresentaram emenda à emenda Ibsen Pinheiro e caem em outra armadilha: destinam à União 50% dos royalties, inclusive os das áreas licitadas e o restante para ser dividido meio a meio entre todos estados e municípios, independentemente de ser ou não produtor. Já no pré-sal, 55% dos royalties formariam um Fundo Social, 21,5% para os estados e 23,5% para todos os municípios. E Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, diz não acha justa a atual distribuição que destina 80% dos royalties ao estado do Rio. Mas lembra que é uma opinião pessoal e bão d aempresa que dirige.

* Durante 79 anos, de 1753 a 1832, a região norte-fluminense, por determinação da coroa portuguesa, pertenceu à província do Espírito Santo. Mas a sensação de pertencimento ao estado capixaba continua quando se observa as placas dos carros que circulam pela região. São emplacados em Vitória, Cachoeiro do Itapemirm, Guarapari, Apiacá, Alegre, Marataízes, Presidente Kennedy e outras cidades espiritossantense. Ou será apenas simpatia pelo estado vizinho? Não deve ser o que pensam os técnicos do Detran, que estão investigando os emplacamentos.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

NOTAS DO PARAÍSO V NOTAS DO PARAíSO VII

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: