NOTAS DO PARAÍSO IV

17 \17\UTC março \17\UTC 2010 at 09:11 Deixe um comentário

* A barulheira nas ruas do paraíso tem diminuído, já se pode entender as mensagens lidas pela bela voz de Gerson Lopes nos carros de som. Civiliza-se o paraíso. Resta esperar que os caminhões que vendem gás abaixem um pouco seu tom e tornar razoável o barulho das motos que passam em velocidade com a descarga aberta, acordando velhos, doentes e crianças e impedindo que se ouça o que é dito na televisão.

* O Fundecam promete investir em Campos, neste ano, R$ 90 milhões, gerando 11 mil postos de trabalho. Tudo aqui é assim, megalo. Cada empreendimento anuncia milhares de empregos que, ao final, se reduzem a um naco do prometido. E a imprensa vai junto, feliz a anunciar o novo eldorado empregatício, competindo com Macaé na atração de desempregados e desocupados que se unirão a tantos que perturbam os municípios.

* O Ministério das Cidades exige que após certo tempo o Plano Diretor dos municípios seja revisto para se adequar à nova realidade do país e do mundo. A Câmara Municipal do Rio de Janeiro tem a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor que realizou recentemente seminário para analisar as centenas de propostas de emendas e sugestões apresentadas pelos vereadores e entidades da sociedade civil. Há oito anos o Plano Diretor é debatido, mas o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional critica a falta de audiências públicas. E aqui, a quantas andamos? Será que nosso Plano Diretor, amplamente discutido com a população, agradou a todos? Nada a ser revisto? * Nosso superherói Eike Batista conseguiu nesta primeira quinzena de março, atrair tanta atenção da mídia quanto a proposta do deputado gaúcho Ibsen Pinheiro, que quer modificar o critério na distribuição dos royalties do petróleo. Jornais, revistas e a televisão deitaram e rolaram com o anúncio da revista Forbes que Eike tinha passado do 61º no ranking dos bilionários do mundo para o 8º lugar! Gente, é demais! O homem conseguiu aumentar sua fortuna em U$ 27 bilhões do ano passado pra cá! Seu império está concentrado na holding EBX, conta com a MMX (mineradora), OGX (petrolífera), LLX (logística), MPX (energia) OSX (construção naval), MDX (saúde), Hacienda Castilha (fazenda para turismo e logística), Pink Fleet (barco de turismo baseado na baía de Guanabara), Hotel Glória e Mr. Lam (restaurante de luxo) no Rio de Janeiro. Ufa! E Eike afirma que vai investir cerca de R$ 300 milhões até 2012 em projetos como a revitalização da Marina da Glória e limpeza da lagoa Rodrigo de Freitas, ambas no Rio. Realmente o X, é excelente multiplicador. E segundo a revista Época desta semana, de onde tirei as informações, Eike ainda tem garimpo de ouro na Amazônia com sócios canadenses, na TVX. Olha o X aí de novo, gente! E pode vir por aí o município X!

* Finalmente a Justiça eleitoral cassou o mandato do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Como dizem ser a Justiça divina, a eleitoral tardou mas não falhou. Outros políticos que abusaram do poder econômico, normalmente para serem reeleitos, foram cassados. E outros ainda o serão. Cabem recursos e muitos terminarão o mandato, tantas as oportunidades de fugir à punição. Fica, porém, em suas biografias essa mancha indelével, que envergonha amigos – não eleitores – e familiares. Passarão à História como transgressores. Chato, né não? Seus filhos, como se sentem?

 * E a novela da emenda constitucional que muda o critério da distribuição dos royalties do petróleo continua, repleta de lances emocionais, como o choro do governador Cabral ao microfone, um mico igual ao da greve de fome de Garotinho, anos atrás. O deputado Pinheiro, que garantiu a reeleição com tamanha exposição midiática, propôs emenda à sua emenda, passando o ônus da mudança ao governo federal, que cobriria temporariamente os prejuízos dos municípios produtores. Agora é esperar a repercussão dos atos de protestos e da tramitação da emenda no Senado Federal.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

MEU AVÔ DODÔ SÁ ROYALTIES E QUALIDADE DE VIDA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: