PARA LER, REFLETIR E…

3 \03\UTC fevereiro \03\UTC 2010 at 10:04 Deixe um comentário

A leitura diária e atenta dos jornais deveria ser obrigatória para todo o cidadão consciente, em dia com seus impostos e outras obrigações. Algumas revistas podem ser recomendadas. No noticiário televisivo é apresentado o que a emissora acha relevante e nem sempre coincide com a nossa visão de mundo. De um mundo digno de se viver.

Nesta primeira semana de fevereiro, mês carnavalesco, encontramos notícias que em outros tempos seriam temas para críticas marchinhas de carnaval. Algumas, porém, pelo que representam da busca por um Brasil melhor, mais decente, merecem destaque.

* Na cerimônia de sua posse, o advogado Ophir Cavalcante, novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, afirmou que o combate à corrupção e à impunidade será a principal bandeira de sua gestão. Depois de dizer que “o Brasil institucional, indispensável à democracia, carece de decência, pois não são os índices do PIB que expressam o avanço de um país, mas a conduta moral de seus dirigentes. Dinheiro em meias, em cuecas, em bolsas, oração para agradecer a propina recebida são anomalias inconcebíveis que demonstram total subversão de valores por parte dos que deveriam dar o exemplo.” J.Brasil, 02.02.2010

* Por outro lado lemos notícias que aparentemente tem um significado, mas na realidade tem outro. Por exemplo, a briga de foice no escuro que prefeitos e deputados travam para impedir que sejam mudados os critérios de distribuição dos royalties do petróleo. Aparentemente visam melhorar a arrecadação, o que se refletiria em melhorias na vida dos seus eleitores, mas até o asfalto das ruas sabe que não é isso o que acontece. O cidadão conclui que os royalties, da forma como são aplicados pelos administradores públicos, sem legislação bem definida e fiscalizada, ao invés de benção, são maldição. A notícia a seguir mostra o empenho dos políticos nessa briga, visando principalmente os royalties do pré-sal que ainda nem estão sendo explorados comercialmente.

* Os deputados Ibsen Pinheiro (PMDB/RS) e Humberto Souto (PPS/MG) são autores de emenda que se aprovada pela Câmara pode tirar R$ 6 bilhões anuais de royalties do Rio para distribuí-los entre estados e cidades não produtoras de petróleo. É grande a chance da emenda passar, apesar dos esforços da prefeita Rosinha Garotinho e do deputado Eduardo Cunha em impedir sua aprovação. Cunha deu entrada no Supremo Tribunal Federal em pedido de mandado de segurança para liminar a fim de tirar a emenda do projeto alegando falha regimental. Já o deputado Geraldo Pudim questiona a constitucionalidade da proposta de emenda. J. Brasil, 02/02/2010

NOTA DO PARAÍSO

O verão não traz apenas duristas – e uns poucos turistas – ao município, traz mosquitos, menos dessa vez, graças à presença constante das equipes de combate ao aedes aegpty reconheça-se, maribondos e cachorros vadios. Os cachorros sem dono, que perambulam pelas ruas da cidade, sarnentos, protagonizam emocionantes e tórridas cenas de amor e não deixam ninguém dormir à noite, além de contaminar a poeira com a sarna.

Já os maribondos, que o verão deixa com uma sede tão alucinante que enfrentam qualquer ameaça à sua integridade física, desde o amanhecer invadem áreas e quintais das residências. Eles representam um sério risco para a s crianças e alérgicos, pois sua ferroada pode provocar choque anafilático que, não socorrido a tempo, pode levar a óbito. Deveria a prefeitura criar uma brigada contra os maribondos, com funcionários devidamente protegidos, localizar as colméias desses insetos e destruí-las,

PARA REFLETIR: “A Idade da Pedra não acabou por falta de pedra e a era do petróleo não vai terminar por falta de petróleo. Vai terminar porque o petróleo será substituído. Vai ser usado para seus fins mais nobres, na indústria petroquímica, por exemplo.” por Delfim Netto, economista, ex-deputado e ex-ministro, na matéria “A lição a aprender” veiculada na edição nº578, de 13/01/2010, da revista CartaCapital.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

QUEM VALE O QUÊ. DURISTAS X TURISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: