RETROSPECTIVA 2009

28 \28\UTC dezembro \28\UTC 2009 at 18:49 5 comentários

O ser humano gosta de voltar no tempo para ver o que aconteceu na sua vida. Só que não aprende com isso. Aprendesse um mínimo, não reconduziria às câmaras e assembléias. Nunca cometi esse erro e se o político não correspondeu às minhas expectativas, se apropriou de dinheiro público, corrompeu, não apresentou bons projetos de lei, não compareceu às sessões, não lutou por melhor qualidade de vida do povo, não teve e nunca terá meu voto. Não vou permitir que ele roube o país novamente.

2009 está no final e a gente, ao abrir o jornal, leva um soco na cara: lê-se em O Globo que apenas 9% das obras do PAC, lançado festivamente em janeiro de 2007 para salvar a pátria e dar dignidade a muita gente que leva uma vida de verme – ia dizer de cão, mas tem cães que levam vida de gente. No tal do PAC deu chabu. A ONG Contas Abertas, que vive de olho nas contas públicas, dever não cumprido pelos vereadores, deputados e senadores, conta que 62% das obras projetadas estão em fase de ação preparatória, licitação e contratação de empresas. Esse povo não trabalha não, gente? Desde 2007!

Qualquer retrospectiva de 2009 esbarra na vergonhosa sucessão de escândalos envolvendo políticos e gestores públicos. Não dava para respirar entre uma roubalheira e outra, mas os filmetes da entrega de dinheiro a políticos de Brasília ganhou o Oscar da falta de vergonha. No tempo do mensalão, que a gente pensou ser o ápice da corrupção nacional, um político foi apanhado com dinheiro na cueca. Os de Brasília foram filmados enfiando dinheiro em tudo quanto era canto, até nas meias. É de doer os calos!

O Rio de Janeiro, que já havia levado alguns jogos da Copa do Mundo em 2014, levou as Olimpíadas de 2016. Bom ou não? Seria ótimo se nossos dirigentes fossem capazes de preparar os palcos para os espetáculos esportivos, o que beneficiaria os moradores. Mas duvido que atendam à metade das exigências. Uma pena!

O futebol, que vexame! A corrupção permeia as partidas e a violência joga um bolão dentro e fora dos estádios. Um tio meu, sanjoanense, José Henriques de Abreu, grande jogador de futebol, que chegou a brilhar no time principal do Fluminense do Rio de Janeiro, para jogar sua bolinha naquele tempo tinha de trabalhar como bancário para sustentar sua família. Hoje vemos jogadores com salários estratosféricos e se metendo em escândalos. É Ronaldo Fenômeno e seus travestis, Adriano largando a mansão na Itália para viver na favela, Romário indo à falência por conta da falta de juízo, um campeonato de baixarias. Isso tolda a conquista da faixa de hexacampeão do Flamengo, time do coração do meu neto Pedro, e dos amigos Thiago e Fabiano.

Enquanto essas coisas aconteciam, no frio de Copenhague homens de boa vontade, preocupados com o aquecimento global, que pode ser o responsável pelo fim do mundo previsto pelos astecas, se reuniram para ratificar o protocolo de Quioto, que teria força de lei com metas para países ricos. O presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas considerou que o mais importante da COP-15 (apelido da Conferência do Clima em Copenhague) foi o surgimento de novo grupo de pressão, o BASIC, formado pelo Brasil, África do Sul, Índia e China, e que impediu que o protocolo de Quioto fosse enterrado pelas nações ricas, lideradas pelo Obama, prêmio Nobel da Paz, que vai mandar mais 30 mil jovens norte-americanos para morrer na guerra sem conseguir vencer os fanáticos do Afeganistão. Como estarão os corações dos pais e mães dessa moçada condenada, que se vivesse no futuro poderia ajudar a humanidade a viver melhor? Como os jovens que morrem em acidentes de trânsito.

Cá pra nós, vale a pena fazer essa triste retrospectiva ou o melhor é apagar tudo o que aconteceu neste ano e torcer para que em 2010 os homens sejam um pouquinho menos burros e desacelerem o fim dessa vida que, apesar dos pesares, dos políticos, dos atletas desmiolados e seus gananciosos cartolas e de tantas outras misérias é boa de se viver.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

ÁRVORES PARA A VIDA PARA REFLEXÃO I

5 Comentários Add your own

  • 1. Andre Pinto  |  29 \29\UTC dezembro \29\UTC 2009 às 16:02

    Muito bom, muito bom , muito bom, Casrlos Sá. Adorei a retrospectiva muito inteligente – o que não é novidade, vindo de você, meu amigo!

    Abraços e Feliz 2010!

    Responder
  • 2. Renato Alves Teixeira  |  5 \05\UTC janeiro \05\UTC 2010 às 11:14

    Parabéns, Sá.Gostaria de te ver novamente no seu jornal São João da Barra .Afinal, a terra de Narciza Amália em 10 anos terá 300.000 moradores sedentos de fatos que só um ótimo jornalista e cidadão de carater podem transmitir com isenção, marca do seu jornalismo sério , investigativo e com muito humor.
    Felicidades
    Fraternal abraço

    Responder
  • 3. Renato Alves Teixeira  |  5 \05\UTC janeiro \05\UTC 2010 às 11:17

    Parabéns, Sá.Gostaria de te ver novamente no seu jornal São João da Barra .Afinal, a terra de Narciza Amália em 10 anos terá 300.000 moradores sedentos de fatos que só um ótimo jornalista e cidadão de carater pode transmitir com isenção, marca do seu jornalismo sério , investigativo e com muito humor.
    Felicidades
    Fraternal abraço

    Responder
  • 4. thiago  |  11 \11\UTC janeiro \11\UTC 2010 às 21:28

    tb adorei…abço meu patrao

    Responder
    • 5. carlosaadesa  |  12 \12\UTC janeiro \12\UTC 2010 às 08:43

      Tudo bem, furão? Ontem pensei muito em vc, porque vi que abriu concurso para delegado de polícia e fiquei imaginando o meu amigo dando porrada, torturando, protegendo os fortes e prendendo os fracos. Faça isso não, viu? Abs, Carlos SáEm 11/01/2010 22:28, comment-reply@wordpress.com < comment-reply@wordpress.com > escreveu:

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: