HISTÓRIA RESUMIDA DO JORNAL S. JOÃO DA BARRA

30 \30\UTC setembro \30\UTC 2009 at 10:15 1 comentário

O jornal foi criado em 1880 pelo jornalista José Henriques da Silva, jovem português, nascido em Paços do Brandão, que chegara em São João da Barra por volta do ano de 1870, indo trabalhar como caixeiro no comércio de seu conterrâneo Manoel José Nunes Teixeira.
Tendo brigando com o Teixeira, José Henriques foi trabalhar como tipógrafo, ajudando a produzir um jornal chamado Hyparano. Algum tempo depois, com o apoio do barão de Barcelos, comprou a tipografia e começou a editar o S. JOÃO DA BARRA, que saía duas vezes por semana e foi considerado um dos mais bem paginados da região.
Nessa época o porto de São João da Barra passava por um novo momento de progresso, depois que o canal Campos-Macaé se mostrou incapaz de atender ao transporte das mercadorias produzidas pela região norte fluminense: açúcar, café, couros, madeira, cachaça e outros. Entravam em nosso porto cerca de 75 navios/mês.
O jornal, de feição monarquista, durou até 1894. Após a proclamação da República, em 1889, o barão deixou de fazer política e se retirou para sua fazenda. A Intendência, que passou a dirigir o município, ficou nas mãos de Manoel José Nunes Teixeira, contra quem Zenriques se levantou. O jornal passou a sofrer pressões de todo o tipo, sendo ameaçado com empastelamento. Vendo que não tinha condições de continuar, Zenriques o fechou.
Anos depois, já de pazes feitas com Teixeira, então Coronel da Guarda Nacional e um dos acionistas da Cia. de Navegação São João da Barra/Campos, Zenriques passou a editar o jornal COMBATENTE, de propriedade da Companhia e quando, após a morte dos coronéis Cintra e Teixeira, o jornal lhe foi tomado em 1914, esperou algum tempo e em 1918 passou a editar O LUCTADOR, com o apoio do coronel Almeida, que durou até 1923.
Seu bisneto, o jornalista Carlos Augusto Abreu de Sá, ao se aposentar – trabalhava na assessoria de imprensa da Universidade Federal Fluminense e já editara na década de 60 o jornal O CARANGUEJO/O SANJOANENSE – retomou o título em 1995 e desde então o vem editando, preocupando-se principalmente em ser imparcial, apartidário, ser os olhos e a voz da cidade, que por vários períodos, em especial na época após a decadência do porto, sem não teve um órgão de divulgação.
Sua linha editorial está voltada, principalmente, para o incentivo ao turismo, defesa do meio ambiente e divulgação da vida sócio-político e econômica do município. Para isso conta com a colaboração de nomes como o do professor-doutor Alcimar das Chagas Ribeiro, do mestre Júlio Macedo, do professor-doutor Jorge Lobato, do jornalista Roberto Barbosa, do gestor público Thiago Miranda Gomes, do escritor Célio Aquino, da advogada Ellen Martins Cardoso, do colunista Elder Amaral, de esportistas como Benedito Sena e o professor de Educação Física Patrício de Souza e de outros eventuais colaboradores.
Em abril de 2009, em solenidade na Câmara Municipal de Cambuci/RJ, o jornal recebeu diploma e medalha como o melhor do ano 2008 em mídia alternativa pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina – seção Brasil.
O jornal era financiado pelos anúncios captados no comércio local, prefeitura de Campos e eventualmente a Petrobras e outros.
A partir do número 183, correspondente a janeiro de 2009 o jornal passou a ser editado por Thiago Paes Henriques, trineto do fundador.

Anúncios

Entry filed under: Crônicas.

RECORTE DE VIDA PAIXÕES, TESÕES

1 Comentário Add your own

  • 1. thiago  |  1 \01\UTC outubro \01\UTC 2009 às 14:44

    tenho mt orgulho de fazer parte da história do jornal, e mais ainda de conviver com o meu PAITRÃO. aprendi mt com o senhor, e espero que thiago continue o seu trabalho e que nosso jornal nunca pare. abraços.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Últimos Posts


%d blogueiros gostam disto: